JUE 22 DE FEBRERO DE 2024 - 05:20hs.
Disputas especiais na NFL e NBA

Cartola encerra o Brasileirão com sucesso de engajamento e novidades para 2024

Acompanhando o término do Campeonato Brasileiro mais disputado da era de pontos corridos, o Cartola encerra a temporada 2023 com um crescimento de engajamento ao longo do ano e repleto de novidades para 2024. Já de olho no próximo ano, o Cartola estreia uma dinâmica inédita, ampliando a sua atuação para o Campeonato Paulista a partir da promoção de um Bolão.

O fantasy game fez um balanço anual, promoveu mesas-redondas dando protagonismo aos cartoleiros e influenciadores, premiou os usuários que se destacaram e também os jogadores da “Seleção da Temporada”, “Craque” e “Artilheiro”, além da “Revelação” do Brasileirão, prêmio feito a partir da votação popular promovida pelo game.

Sucesso de engajamento desde o início da temporada, já na estreia do Brasileirão 2023 o Cartola foi o aplicativo mais baixado da App Store e entrou no top 5 da loja de aplicativos entre os apps com mais downloads na categoria de esportes.

As novas funções trazidas para os cartoleiros também tiveram grande impacto: o fechamento do mercado um minuto antes do início de cada rodada, por exemplo, contou com 15% das escalações sendo realizadas ou alteradas nessa nova janela. Outro atrativo foi a funcionalidade de escalação automática, que rendeu cerca de 5,8 milhões de times montados. Os usuários receberam ainda novos sistemas de pontuação, ferramenta para favoritar atletas e resumos de cada rodada.  

  “Fechamos esse Brasileirão eletrizante vendo toda essa adrenalina do campeonato refletida no Cartola. Enquanto os clubes lutaram ponto a ponto pela disputa do título e para se livrarem do rebaixamento, os cartoleiros também se revezaram na liderança de suas ligas, ampliando a competitividade e engajamento”, explicou Daniel Martins, Head do Cartola.

A prorrogação do fechamento da rodada e a revisão dos scouts trouxeram ainda mais dinamismo, fazendo com que cada recurso se tornasse estratégico na luta para somar mais pontos no game. No próximo ano, investiremos em modelos ainda mais rápidos de jogos e reforçaremos a construção de comunidade a partir de novas dinâmicas que estimulem a socialização”, disse.

 A partir de janeiro de 2024, os usuários poderão experimentar esse novo modelo de jogo em uma ferramenta inédita: o Bolão do Cartola. Servindo como um ‘esquenta’ para as emoções do Brasileirão, a novidade estará disponível com os campeonatos regionais e permite a criação de grupos para disputar com os amigos e eleger os times vencedores. A partir dela, o público poderá se divertir com seus amigos para ver quem faz mais pontos. A ideia é levar mais uma forma de diversão para os amantes de esportes, ampliando as ofertas de engajamento com os campeonatos nacionais.  

O pacotão de novidades para o próximo ano também envolve as ofertas comerciais. Focado em apoiar as marcas na construção ou ampliação de conexões com os fãs de futebol, o Cartola atualizou o seu portfólio com soluções em diferentes formatos integrados à experiência de navegação do jogo.

Desenhadas para atender às necessidades de marcas de variados segmentos, de finanças a bens de consumo, as oportunidades passam por patrocínio nas carteiras dos usuários, permitindo que os anunciantes auxiliem na valorização do patrimônio de cartoletas, moeda do game; ligas exclusivas com identidade visual adaptada para o patrocinador; e participação das marcas como patrocinadoras das ligas criadas pelos usuários. 

Estamos levando ao mercado a possibilidade de usar a dinâmica do Cartola para garantir sua presença estratégica em momentos-chave da jornada do consumidor ao longo de todo o Brasileirão 2024”, destaca Daniel.

Os players estarão em contato com um público altamente engajado, que gera 8 bilhões de visualizações no game por temporada. Só em 2023, a plataforma alcançou a média de 1,5 bilhão de visualizações por mês, com 1,7 milhão de usuários acessando por dia e mais de 4,6 milhões de times criados. Dados que reforçam o poder de exposição do fantasy game e sua jornada de sucesso na promoção do Brasileirão.

Novidades do Cartola Express

O Cartola Express também preparou uma série de novidades para o fim do ano e início de 2024. Ao longo de dezembro, contará com salas exclusivas para os jogos do Mundial de Clubes da FIFA, competição que tem o Fluminense como representante da América do Sul e que dá a oportunidade de escalar craques como Arias e Cano, além de Haaland, do Manchester City, que representa o atual campeão europeu no torneio.

Além disso, haverá disputas para jogos especiais da NFL, entre os dias 24 e 31 de dezembro; partidas especiais da NBA no Natal, em 25 de dezembro; e para a tradicional rodada de Boxing Day do Campeonato Inglês, realizada no dia 26 de dezembro. A partir de janeiro, os cartoleiros conseguirão se divertir e concorrer a prêmios em dinheiro em salas do Campeonato Paulista, incluindo as fases de mata-mata.   

Todas essas ofertas acompanham a evolução e ampliação exponencial do daily fantasy game, que em seu segundo ano de atividade expandiu a oferta do Brasileirão passando a contemplar em seu portfólio alguns dos principais torneios de futebol do mundo: Campeonatos Inglês, Espanhol, Italiano, Liga dos Campeões e Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo; além de outras modalidades esportivas, como Fórmula 1, NBA e NFL. O ano também foi marcado pela estreia de novos formatos de jogos, como o Craque Express.   

O Cartola é o maior fantasy game de futebol da América Latina, em que os usuários montam seus times com os craques do Brasileirão em uma dinâmica que precisam gerir seu patrimônio, investindo na compra e venda de jogadores, com o intuito de somar a maior pontuação ao final de todas as rodadas.

Possui as versões Free, sem nenhum custo, e PRO, com adesão a partir de uma assinatura que dá acesso a vantagens, passando pela possibilidade de participação em até 10 ligas e uso do painel com estatísticas exclusivas do Gato Mestre, análises aprofundadas dos scouts dos jogadores e dicas práticas aplicadas ao game.

Fonte: GMB