VIE 26 DE ABRIL DE 2024 - 15:05hs.
Pioneirismo

Escola do ensino médio no Rio de Janeiro tem aula de eSports

A evolução e profissionalização acelerada dos esportes eletrônicos tem surtido efeito em várias áreas e na educação não poderia ser diferente. Uma escola no Rio de Janeiro implementou os eSports como disciplina eletiva na Educação Física e já tem percebido o efeito positivo entre os estudantes, informou o ge. A sala de aula conta com dois consoles PlayStation 4 e o jogo escolhido foi o FIFA. Em breve terá Fortnite e, depois, um game de luta.

A inserção dos esportes eletrônicos na grade do Centro Educacional Rosa Chamma (CERC) só foi possível após uma atualização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, a categoria pode ser ministrada como eletiva. O coordenador de Educação Física do CERC, Daniel Leão, detalhou o processo.

A ideia surge com a percepção do crescimento dos eSports. A diretoria do colégio já havia me questionado como coordenador, mas na época, ainda com o formato antigo do Ensino Médio, não havia um encaixe pedagógico para os eSports. No entanto, agora o conteúdo de Educação Física na BNCC tem os eSports como parte dele”.

Thiago Mansur, autor de recriações de gols históricos da Copa do Mundo é o professor responsável pelas aulas e explicou como será o cronograma do primeiro ano letivo da nova disciplina.

Vamos tentar variar os modos de jogo. Esporte, luta, FPS, para tentar agradar o máximo de pessoas e dar uma passada geral por todos os métodos, focando mais na aula prática. Nesse primeiro bimestre estamos trabalhando o FIFA. No segundo, Fortnite e no terceiro, trabalharemos um game de luta. Os detalhes estão sendo acertados, mas é certo que será uma categoria de games por bimestre para tentar abranger todos os gostos”, explicou.

Mansur estudou no CERC e foi o principal nome quando surgiu a possibilidade de incluir a nova disciplina na grade. Formado em direito e pós-graduado em Gestão de Futebol pela CBF Academy, "Mansurtado" começou a jogar Counter Strike ainda adolescente e se destacava nas antigas "lan houses". Sempre jogou FIFA e durante a pandemia começou a assessorar conhecidos em busca de objetivos no jogo, além de produzir lives.

A inserção dos esportes eletrônicos no meio esportivo ainda gera tabu. Recentemente, a atual ministra dos esportes, Ana Moser, declarou que os eSports não são esportes e não teriam investimento do Governo Federal. Na área de educação a introdução também não deverá ser tão fácil, mas Daniel não se mostra preocupado com as possíveis críticas.

Não há essa preocupação (com a crítica), pois se ela vier, temos todos os argumentos para mostrar que a entrada dos eSports na escola só trará benefícios. Ela não entra para substituir a Educação Física, é uma eletiva onde os alunos optam por fazer e que contribui para a formação cidadã deles, apesar de não ter a parte do exercício físico”, disse.

Fonte: ge