JUE 25 DE ABRIL DE 2024 - 19:10hs.
Na Assembleia Legislativa paulista

Deputado Felipe Franco propõe criação de frente parlamentar para apoio aos eSports em São Paulo

O deputado estadual e fisiculturista Felipe Franco (União) solicitou a criação da frente parlamentar de apoio aos eSports e profissionais do setor junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). A iniciativa contou com o apoio do streamer e fundador do Fluxo, Cerol.

Deputado Felipe Franco propõe criação de frente parlamentar para apoio aos eSports em São Paulo

Foto: Agência Alesp

Foto: Agência Alesp

De acordo com o deputado Felipe Franco, a finalidade da solicitação é promover a discussão sobre os esportes eletrônicos no Brasil, propondo estratégias e ações para apoiar o desenvolvimento do setor. “Hoje os games são parte importante da cultura brasileira, seja dentro de casa ou nos campeonatos. Nós vemos atletas de ponta e pessoas apaixonadas por games de todas as idade e classes sociais”, afirmou o deputado.

Felipe Franco justificou a solicitação destacando a existência de estudos acadêmicos realizados pela Universidade Rochester (USA) que comprovam a relação dos jogos com o desenvolvimento biopsicossocial. De acordo com ele, os pesquisadores observaram que aqueles que jogam games de ação eram, em média, 25% mais rápidos em responder às perguntas e apresentam capacidade de raciocínio e resolução de problemas mais acelerada.

"Estamos anunciando nossa primeira Frente Parlamentar juntamente ao meu amigo Cerol, que hoje é um sucesso na parte dos games e streamers, é um cara hoje incentivador daquela molecada que às vezes precisa realmente de um cara que é um espelho."

O tema dos eSports ganhou repercussão com a declaração da ministra do Esporte, Ana Moser, de que a prática não deve ser encarada como um esporte tradicional e sim como entretenimento.

Em 2019, os deputados aprovaram na Assembleia Legislativa a regulamentação dos eSports em âmbito estadual, mas o então governador de São Paulo João Doriia vetou o projeto.

Fonte: GMB