JUE 13 DE JUNIO DE 2024 - 00:27hs.
Dentro da Nave do Conhecimento do Engenhão

Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia a primeira Arena de eSports pública do Brasil

A Prefeitura do Rio anunciou a criação da primeira Arena de eSports pública do Brasil, um espaço dedicado aos jogadores e fãs, que promete ser um marco no cenário nacional. Com essa iniciativa, a cidade se destaca como pioneira no apoio aos esportes eletrônicos e fortalece ainda mais seu papel como referência no segmento.

O projeto foi apresentado nesta terça-feira, 16, e será a primeira arena pública de games e eSports do Brasil. A Arena Gamer, com capacidade para 100 pessoas, será instalada na Nave do Conhecimento do Engenhão, no Engenho de Dentro (Zona Norte da Cidade Maravilhosa).

De acordo com a prefeitura, a Arena Gamer terá estúdio de transmissão, de onde serão televisionadas e narradas as competições de eSports, camarins para os times, área para equipe técnica, que dará suporte aos eventos, telão de LED para transmissão das partidas, arquibancada e um piso elevado, que destacará os competidores. Com o equipamento de transmissão, será possível receber apresentações diversas (debates e apresentações individuais), via streaming.

O objetivo é receber competições de pequeno porte e torneios regionais de eSports, além de se tornar um polo de inclusão, aprendizagem e transformação social para os visitantes.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Coordenação de Games e eSports da Casa Civil Municipal. No evento, foi apresentado um vídeo do projeto, que tem capacidade para receber dois times de até cinco jogadores. A intenção é que se torne um local em que a comunidade gamer carioca possa utilizar para torneios locais e ser utilizada como centro de treinamentos de novas equipes de eSports do Rio de Janeiro.

"Nossa aposta é estimular o carioca que está começando a entrar nessa área a ter condições de disputar com qualquer um. A Nave do Conhecimento é isso, ela diminui as desigualdades. O game é uma grande oportunidade de entrar no mundo da tecnologia. É também um enorme potencial educacional e de geração de renda. Uma indústria hoje muito mais forte do que as redes de streaming. Queremos que a cidade do Rio seja precursora no apoio ao eSports e, por isso, temos orgulho de colocar aqui a primeira arena pública de games", afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O lançamento da Arena Gamer faz parte dos projetos do prefeito de tornar o Rio de Janeiro na capital mundial dos eSports, como Paes anunciou recentemente em suas redes sociais. “Rio, capital dos eSports! O Rio reconhece o eSports como uma importante modalidade de esporte e que traz consigo os princípios mais importantes da prática esportiva como disciplina, foco, inclusão social e competição”.

O projeto também proporcionará interação àqueles que não têm contato com o universo gamer. Está prevista a criação de uma área de simuladores, com óculos de realidade virtual que permitem a imersão num ambiente digital através de imagens 360º. Também haverá o espaço Retro Games, que possibilitará o contato dos visitantes com jogos clássicos do início da criação dos videogames.

A Nave do Conhecimento do Engenhão já oferece cursos de tecnologia e uma lan table para usuários utilizarem internet banda larga. Além da Arena Gamer, está prevista a criação de outros espaços: incubadora de startups, coworking e NaveLAB.

Fonte: GMB