MAR 16 DE JULIO DE 2024 - 13:39hs.
Crescimento de toda a indústria

Como a nova experiência de gaming irá mudar jeito de jogarmos?

O crescimento de toda a indústria de gaming está levando a que, rapidamente, os lançamentos de títulos de poucos anos, fiquem totalmente desatualizados. Na verdade, elementos como IA, metaverso, 3D ou até mesmo realidade virtual estão elevando cada vez mais a experiência do jogador. Porém, as dúvidas quanto à transparência ou segurança de seus dados continuam bem presentes. Será que as novas tecnologias conseguirão também resolver essa problemática?

De fato, bastará perceber como tecnologias de blockchain, incorporando NFTs e até smart contracts (contratos inteligentes validados na rede) poderão realmente fazer com que a experiência de jogo seja mais segura e transparente.

Aliás, é uma questão de tempo até que as diferentes soluções de verificação de identidade para empresas de jogos sejam incorporadas pelos maiores desenvolvedores gaming do planeta. Assim, fará sentido que compreenda ainda com maior detalhe como essas tecnologias poderão criar um impacto mais saudável, intuitivo e acessível na hora de jogar os novos títulos lançados.

 

* Tecnologia blockchain torna tudo público


Mesmo que essa seja uma tecnologia que ainda causa uma série de dúvidas, em termo de adoção e usabilidade, a realidade é que muitos desenvolvedores já não ignoram como redes como Ethereum ou Solana poderão contribuir para um “lobby” de seu jogo mais transparente, rápido e acessível. Tudo porque, sendo um jogo construído com tokens (moedas de jogo) de uma rede blockchain, todas as transações realizadas entre jogadores estarão registradas.

Tais elementos levam a que possam ser criados NFTs. Ou seja, poderá ter elementos de jogo – como skins, armas, jogadores e outros – em sua posse. Logo, como o que está comprando está registrado dessa rede blockchain, todos irão verificar que você é o dono.

Claramente que tal levará a que seu NFT, com utilidade dentro do jogo, possa ter seu próprio valor. Isso leva a que não só todos os pagamentos e transações sejam públicas em rede, como também a tecnologia blockchain possa estar criando uma economia paralela. Bastará se analisar como a compra e venda de skins no CS:GO levou a que uma economia secundária do jogo fosse criada.

 

* Novas tecnologias de proteção dos seus dados


Além da enorme revolução que se espera que a tecnologia blockchain possa provocar em toda a indústria gaming, também se prevê que as tecnologias para a proteção de seus dados esteja sendo melhorada. Não só terá SSL em todas as páginas web e aplicativos do jogo, como também ainda terá a própria tecnologia de criptografia para estar protegendo todos os dados pessoais ou até financeiros que estiver compartilhando.

Em um momento em que essas questões estão levando a que muitos jogadores interessados pensem duas vezes até colocarem dinheiro e investirem nos jogos, todas essas mudanças poderão aumentar ainda mais o nível de interatividade dos jogadores.

Até porque tudo isso vai de encontro com o interesse dos próprios fornecedores dos jogos, ganhando mais com a popularidade de jogos que possam entrar no tão esperado mercado web 3.0, que irá ligar os títulos como nunca antes imaginado.