VIE 12 DE JULIO DE 2024 - 14:33hs.
Prefeitura investiu mais de R$ 1 milhão

Rio de Janeiro inaugura primeira arena gamer pública do Brasil

Nesta quarta-feira (17), a prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou a Arena Pública Gamer, localizada na Nave de Conhecimento, no Engenhão, na Zona Norte da capital. O evento contou com a participação do prefeito Eduardo Paes, que projetou novos espaços dedicados ao mundo dos eSports na Cidade Maravilhosa.

Faremos uma arena gamer como essa em cada área de planejamento da cidade. Vamos multiplicar isso daqui. Que bom que essa molecada que está aqui, que o pessoal mais velho que está aqui, que os times que estão aqui. Aliás, temos que olhar para a molecada como inspiração. Temos que ser modelo, exemplo. Então, vamos agitar esse mercado”, declarou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

A Arena Gamer está localizada dentro da Nave do Conhecimento do Engenhão, no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio de Janeiro. A arena tem como objetivo promover a inclusão, aprendizagem e transformação social para os visitantes. O projeto foi anunciado em maio do ano passado e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Coordenadoria de Games e eSports, da Secretaria da Casa Civil.

Eventos na Arena Pública Gamer

A secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, revelou detalhes da administração da Arena. Segundo ela, o espaço contará com o gerenciamento da organização social Idaco.

Será o primeiro teste da arena. Agora precisamos estressar a arena no bom sentido, para sabermos o que precisamos fazer para deixá-la apta para grandes eventos. Achamos que temos o aparelho pronto, fizemos o teste no último domingo e agora temos que ver a arena na prática”, declarou o coordenador de games e eSports, Chandy Teixeira.

Posso dizer que tem evento de CS, porém não posso precisar o tamanho desse evento e quais equipes estarão nele”, concluiu.

A Arena Gamer tem palco com capacidade para dois times de até cinco jogadores e um estúdio de transmissão, camarins para os participantes, área para a equipe técnica, telão de LED para transmissão das partidas, arquibancada e piso elevado para destacar os competidores.

Fonte: GMB