JUE 22 DE FEBRERO DE 2024 - 04:59hs.
Uma variedade inesgotável

Os jogos mais populares nos eSports

A quantidade de jogos eletrônicos no mercado, somada aos muitos lançamentos de novos títulos, dá origem a uma variedade inesgotável de jogos, dos mais variados gêneros e categorias. No entanto, apenas alguns destes títulos se tornam verdadeiramente populares, muito por conta dos torneios associados. Descubra a lista de jogos mais populares nos eSports.

Ao contrário dos esportes tradicionais, onde a previsao tempo pode impactar a realização de um evento esportivo ou impedir uma determinada prática física, os esportes eletrônicos não dependem das condições climáticas. O sol, a neve ou a umidade não influenciam o jogo ou impactam o jogador. Se, por exemplo, na previsão do tempo florianópolis, os próximos 15 dias forem de chuva, essa leitura não inviabiliza um torneio de eSport na região. 

Condições climáticas à parte, vejamos quais os jogos eletrônicos que estão dominando a cena. É importante sublinhar que esses jogos tem torneios nacionais e internacionais, organizados, muitas vezes, pelo desenvolvedor do jogo. Na lista dos eSports mais populares encontramos títulos como:
 

* League of Legends

* Counter Strike

* Dota 2

* Valorant

* Rainbow 6

* StarCraft 2

* World of WarCraft 3 (WoW)


Também com bastantes expressão, temos ainda o Call of Duty, o Fornite, Minecraft ou Tekken 7. Ainda assim, desta lista, quatro deles lideram a tabela de popularidade, em quase todo o mundo:
 

1. League of Legends (LoL)

2. Counter Strike (CS)

3. Dota 2

4. Valorant
 

O que diferencia estes quatro jogos dos restantes? Porque são eles tão populares? Porque tantas pessoas acompanham todos os torneios?

Haverá bastantes respostas e muitos fatores a explicar este fenômeno. 

Pesa o fato de serem jogos reconhecidos em todo o mundo. O marketing dos desenvolvedores, em torno dos jogos, também ajuda a explicar esta tendência. Os torneios locais e mundiais, organizados de forma profissional, são outro aspecto a considerar. 

Podemos até tentar explicar o sucesso destes jogos com os milhões de espectadores assistindo a cada evento, tanto nas arenas onde decorrem os jogos, como através de streaming. 

Outro aspeto fundamental para a dimensão e a importância destes jogos está associado ao pool prize de cada torneio. Os prémios em dinheiro para os melhores classificados ascendem aos milhões de dólares e são quantias astronômicas que fazem sonhar qualquer jogador, amador ou profissional.

Não faltam, portanto, motivos para explicar o sucesso destes jogos eletrônicos. Ainda assim, talvez como fator mais determinante, é o número de jogadores e torcedores, de cada um destes jogos, espalhados pelo mundo. O fato de ser um jogo com milhões de usuários jogando e com outros milhões assistindo aos torneios, torna o jogo bastante atrativo. Qualquer pessoa que acompanhe, mesmo com menos frequência, a indústria de iGaming, sabe da existência destes jogos e conhece os seus famosos torneios.
 

League of Legends (LoL)

Vamos nos focar neste jogo. O League of Legends está no mercado desde 2009. É um jogo Multiplayer Online Battle Arena (MOBA), desenvolvido pela Riot Games. As suas atualizações constantes têm mantido o jogo na lista dos mais populares, com introduções e inovações que cativam todos os jogadores.

A Riot Games é a responsável pelos diversos torneios nacionais e internacionais, dinamizando cada prova e alavancando um patrocínio para as equipes profissionais.

Temos, por exemplo, no Brasil, o CBLoL, com diversas fases, ao longo do ano. Este tipo de torneio acontece em diferentes áreas geográficas, todos eles administrados pela desenvolvedora do jogo, com pool de prémios bastante atrativos. Os melhores times, de cada país, passam para os Masters continentais. E, os vencedores dos masters chegam ao Campeonato Mundial de League of Legends, conhecido como Worlds.

Este é apenas um exemplo da estrutura dos jogos eletrônicos, que tem levado tantas pessoas a se ligar à indústria de eSports. O mesmo acontece com os restantes jogos, como o Valorant ou o Dota 2, com torneios patrocinados pelos seus desenvolvedores e com um enorme grupo de fãs em todo o mundo.

Veremos se em 2024 estes continuam a ser os jogos favoritos do público.