MAR 8 DE OCTUBRE DE 2024 - 09:35hs.
Primeira edição ocorrerá em 2025

COI anuncia Jogos Olímpicos de Esports a serem realizados na Arábia Saudita

O Comitê Olímpico Internacional (COI) fez uma parceria com o Comitê Olímpico Nacional (NOC) da Arábia Saudita para sediar os primeiros Jogos Olímpicos de Esports 2025 naquele Reino. Este passo inovador segue o anúncio de que o Conselho Executivo (CE) do COI que criou a nova modalidade. A proposta será apresentada na Sessão do COI, que acontecerá na véspera dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A duração da parceria entre o COI e o NOC da Arábia Saudita será de 12 anos, com os Jogos Olímpicos de Esports ocorrendo regularmente.

Estamos muito felizes em poder trabalhar com o NOC da Arábia Saudita nos Jogos Olímpicos de Esports, pois possui uma grande – se não única – expertise no campo dos eSports com todos os seus stakeholders. Os Jogos Olímpicos de Esports se beneficiarão muito dessa experiência”, disse o presidente do COI, Thomas Bach.

Ao fazer parceria com o NOC da Arábia Saudita, também garantimos que os valores olímpicos sejam respeitados, em particular no que diz respeito aos títulos dos jogos no programa, à promoção da igualdade de gênero e ao engajamento com o público jovem, que está abraçando os eSports”.

O príncipe Abdulaziz bin Turki Al Faisal, ministro do Esporte e presidente do Comitê Olímpico e Paralímpico da Arábia Saudita, disse: “A Arábia Saudita está extremamente entusiasmada com a perspectiva de fazer parceria com o COI e ajudar a dar as boas-vindas a uma nova era para o esporte internacional. Acreditamos que participar dos Jogos Olímpicos é uma das maiores honras que qualquer atleta pode alcançar. E temos orgulho de apoiar a escrita de um novo capítulo na história olímpica que tem o potencial de inspirar novos sonhos e novas ambições para literalmente milhões de atletas em todo o mundo”.

Sendo os primeiros Jogos Olímpicos de Esports, obviamente ainda há muito a considerar e planejar com o COI, mas estamos comprometidos em sediar um evento especial que respeite e celebre os valores olímpicos enquanto aproveitamos audaciosamente o momento para impulsionar os eSports com a plataforma internacional que o esporte e seus atletas merecem. O mundo terá um convite aberto para se juntar a nós em 2025 e celebrar esse momento juntos”.

Somos uma nação jovem, com mais de 23 milhões de gamers, abraçando o futuro com novos pensamentos e parcerias. Apoiada por Sua Alteza Real o Príncipe Mohammed bin Salman bin Abdulaziz Al Saud, príncipe herdeiro e primeiro-ministro, nosso Reino se tornou um centro global para eSports profissionais. Sediar este evento é o resultado de um passado rico, um presente empolgante e um futuro promissor para a indústria no Reino. Este é um próximo passo natural para nossos jovens atletas, nosso país e a comunidade global de eSports”.

A parceria ocorre em um momento de crescimento significativo do esporte em geral na Arábia Saudita, impulsionado pela transformação social e econômica do país sob a Visão 2030. Desde 2018, o Reino foi encarregado de realizar alguns dos maiores eventos esportivos globais, organizando mais de 100 eventos internacionais para atletas masculinos e femininos, incluindo eSports, futebol, automobilismo, tênis, equitação e golfe, atraindo mais de 2,6 milhões de fãs de esportes.

Como resultado, o esporte se tornou uma parte crescente da vida cotidiana na Arábia Saudita em todos os níveis, do amador ao elite. Os níveis gerais de participação esportiva mais que triplicaram desde 2015, chegando a quase 50% da população do país.

O número de federações esportivas também triplicou nesse período, de 32 para 98, sendo a Federação de Esports da Arábia Saudita um exemplo do crescimento em andamento. Até 67% da população saudita se considera gamer, com um número cada vez maior, atualmente 100, de jogadores profissionais de eSports perseguindo carreiras em tempo integral.

O esporte feminino, em particular, testemunhou um rápido crescimento, e quase metade dos 23 milhões de gamers do Reino são mulheres. Atualmente, há também mais de 330.000 atletas femininas registradas e quase 40 equipes nacionais femininas competindo internacionalmente.

O esporte de base está florescendo, com o esporte firmemente parte do currículo escolar para todas as meninas, como demonstrado pelas 70.000 alunas que jogam na liga escolar de futebol a cada semana. Além de praticar esportes, as reformas nas regulamentações garantem a representação feminina nos conselhos de todas as federações esportivas, com mais de 100 mulheres agora nomeadas, incluindo sete presidentes de federações femininas.

Além disso, todos os atletas femininos e masculinos recebem exatamente o mesmo nível de pagamento quando em serviço nacional em seu esporte.

A princesa Reema Bandar Al-Saud, membro do COI, do Conselho de Administração do Comitê Olímpico e Paralímpico da Arábia Saudita e presidente do Comitê de Mulheres, disse: “Testemunhar as crescentes tendências de participação feminina nos eSports é muito empolgante. Tive a honra de trabalhar pela capacitação das mulheres no esporte e na sociedade como um todo sob a Visão 2030 e a liderança do príncipe Mohammed bin Salman bin Abdulaziz Al Saud, príncipe herdeiro e primeiro-ministro, e testemunhei em primeira mão o tremendo impacto positivo do esporte para mulheres e meninas. Estou ansiosa pelos Jogos Olímpicos de Esports como uma oportunidade para mais participação feminina de todo o mundo em um espaço seguro e inclusivo”.

O presidente Bach disse: “O Comitê de Mulheres, sob a liderança da membro do COI, princesa Reema Bandar Al-Saud, foi essencial para o avanço do esporte feminino na Arábia Saudita. Eles trabalharam em estreita colaboração com o NOC da Arábia Saudita para alcançar esse progresso. Ter o apoio deles para avançar a participação feminina também nos eSports é um compromisso valioso. Estamos ansiosos pela nossa cooperação”.

Após o anúncio e a decisão que será tomada na Sessão do COI, o trabalho começará na seleção de uma cidade e local para a edição inaugural dos Jogos Olímpicos de Esports, o momento específico do evento, os títulos a serem incluídos, o processo de qualificação para os jogadores e mais detalhes.

O COI enfatizou que as Federações Internacionais já envolvidas em uma versão eletrônica de seu esporte que for considerada para inclusão nos Jogos Olímpicos de Esports serão os primeiros parceiros do COI. O mesmo será verdadeiro para os Comitês Olímpicos Nacionais que já incluem eSports em suas atividades.

Ao mesmo tempo, o COI terá de criar uma nova estrutura dedicada dentro de sua organização, claramente separada do modelo organizacional e financeiro para os Jogos Olímpicos. Para abordar a natureza específica dos Jogos Olímpicos de Esports, o COI também terá de adotar uma abordagem diferente em relação ao financiamento e à organização desses Jogos.

Fonte: GMB