VIE 3 DE MAYO DE 2024 - 13:12hs.
Alejandro Revich, CEO

"A plataforma de iLOTTERY da END 2 END se ajusta às necessidades dos operadores brasileiros"

A END 2 END, uma das empresas mais experientes do mundo em soluções de Bingo Multiplayer e iLottery, está se preparando para participar do BiS SiGMA Americas 2024 na próxima semana. No estande H15, a companhia, que já atua no Brasil, apresentará sua nova plataforma de Loterias Instantâneas 100% omnicanal. Em entrevista exclusiva ao GMB, o CEO, Alejandro Revich, destaca suas vantagens para o mercado local e as expectativas com a abertura das loterias estaduais.

Games Magazine Brasil - O que a END 2 END apresentará no BiS SiGMA e quais executivos representarão a empresa neste importante evento?
Alejandro Revich -
Estaremos apresentando nossa renomada plataforma de Bingo Multiplayer (multi-jogador ou também chamado de Bingo Tradicional), com muitas capacidades e funcionalidades novas; e também apresentaremos nossa nova plataforma de loterias instantâneas (iLOTTERY), que lançamos recentemente na ICE London. Ambas as plataformas são 100% omnicanal, ou seja, permitem operar online, física, no varejo ou uma mistura de todas elas.

Vale ressaltar que ambas as plataformas se integram com a mesma API, o que significa que os operadores que já integraram o bingo poderão dispor dos jogos de loteria instantânea, e vice-versa. As duas plataformas foram projetadas para suportar um grande volume de jogadores e apostas simultâneas, ao mesmo tempo em que permitem uma estrutura ilimitada de pontos de venda ou nós na rede.

Finalmente, e representando a empresa em São Paulo, estaremos: Jorge Diment (desenvolvimento de negócios) e Alejandro Revich (CEO). Esperamos o público interessado em nosso estande H15 para contar muito mais sobre nossas plataformas.

O Brasil é o principal objetivo da END 2 END para 2024? Quais são as expectativas da empresa com este evento e o mercado em geral?
Para 2024, a empresa estabeleceu vários objetivos, para os quais está trabalhando arduamente. Sem dúvida, um dos principais objetivos será expandir nossa presença no Brasil. O Brasil é um dos principais países da região, e, ao ter regulamentado o jogo online, certamente se tornará um dos principais mercados regulamentados, não apenas na LatAm, mas também no mundo todo.

Uma clara indicação disso é o crescimento exponencial que este evento (BiS SiGMA) vem tendo, e a quantidade de expositores e visitantes que terá. Estamos preparados para oferecer nosso conteúdo de altíssima qualidade, ao mesmo tempo em que viajamos para o Brasil com as melhores expectativas.

Na última edição da ICE, você mencionou que o bingo e as loterias instantâneas despertaram o mesmo interesse dos visitantes em seu estande, em proporções iguais. O que você imagina para o BiS SiGMA com base nas preferências dos jogadores brasileiros?
Historicamente, o jogador brasileiro sempre foi muito “bingueiro”, e também tem paixão por jogos lotéricos (começando pelo jogo do bicho). Afinal, o bingo, em muitas de suas formas, é um jogo de loteria.

É importante destacar que, a partir da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de permitir que os Estados gerenciem atividades lotéricas de forma autônoma, acreditamos, ou melhor, presumimos, que a maioria das consultas virá do lado das loterias instantâneas. Além disso, a END 2 END tem a capacidade de fornecer aos operadores um produto que pode funcionar tanto online quanto fisicamente.

 



O setor de bingo físico era muito forte no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Você acredita que a experiência da END 2 END no segmento de bingo tradicional pode atrair uma nova massa de clientes para o formato online? Quais serão as estratégias para isso?
Essa massa de clientes já existe! E cresce a cada dia. Existem dezenas de fornecedores locais que oferecem software de bingo. Alguns funcionam bem, outros nem tanto. Alguns fornecem online, outros fisicamente. Sempre em um ambiente não regulamentado, o que representa um risco para o jogador.

Que experiência a END 2 END pode fornecer?
Uma tecnologia de ponta, testada em muitas jurisdições, certificada pelos padrões da GLI, e uma equipe com mais de 20 anos de experiência exclusivamente no setor de bingo, sendo fornecedora e operadora por muito tempo.

Em um mercado regulamentado, os operadores (sejam privados ou estatais) precisarão das melhores tecnologias e dos melhores conteúdos. Acredito que podemos fornecer soluções nesse sentido!

Como um dos empresários mais importantes do setor na LatAm, você está ciente do crescimento das loterias estaduais no Brasil após a decisão do STF. Várias delas já emitiram licenças para operar iLottery digital e fisicamente. É possível que a END 2 END se associe a uma empresa local para solicitar licenças em algum estado?
Acredito que a demanda por plataformas de produtos lotéricos será muito importante no Brasil. Atualmente, a END 2 END é uma empresa 100% B2B, então não planejamos solicitar uma licença para operar. Mas também não é algo que possamos descartar. Já aconteceu no passado de sermos um fornecedor B2B e acabarmos nos associando a uma operação, para depois nos tornarmos um dos principais operadores de bingo online na Espanha (YoBingo.es).

 



Poucas empresas têm experiência na região latino-americana como a END 2 END, onde são pioneiros e líderes. Isso é uma vantagem na hora de expandir e entrar em outros mercados, como o Brasil?
A América Latina é uma região bastante diversa. Ter experiência em um país não necessariamente é uma vantagem ao entrar em outro país da região. É verdade que a empresa acumulou experiência em vários países da região, mas o que importa aqui é que a END 2 END já está no Brasil, fornecemos no Brasil, conhecemos o Brasil, mas também queremos aprender mais sobre o Brasil.

O mercado é muito dinâmico e constantemente requer novas funcionalidades ou aspectos no conteúdo. Queremos estar na vanguarda do que o mercado brasileiro exige.

Qual é o diferencial da sua empresa em relação à concorrência local e internacional que também busca conquistar esse mercado?
Hoje, a END 2 END possui uma tecnologia de ponta, certificada com os mais altos padrões da indústria, totalmente parametrizável para se adaptar às regras de negócio do operador, com uma enorme quantidade de variantes e opções, e, acima de tudo, com capacidade ilimitada de processamento simultâneo.

Por exemplo, com alguns clientes, temos jogos especiais, nos quais participam entre 60.000 e 80.000 jogadores simultâneos, e são vendidos entre 1,5 milhão e 2 milhões de cartelas de bingo. Nem toda tecnologia suporta esses volumes. Nem mesmo fornecedores europeus!

Esperamos o público interessado em nosso estande H15 no BiS SiGMA para contar muito mais sobre nossas plataformas.

Na sua visão, o apostador brasileiro é diferente do restante da região? É um país que exige um forte trabalho de localização?
Isso vai além do jogador brasileiro. Acredito que os jogadores de cada país/região são diferentes entre si. Estou convencido de que cada país exige um forte trabalho de localização em seu conteúdo, e é aí que se pode ver o "valor agregado" que os fornecedores de conteúdo como a END 2 END podem fornecer.

Certamente conhecemos o Brasil como poucas outras empresas porque há muito tempo fornecemos ao país, trabalhamos com ele e nos ajustamos aos níveis de localização que um mercado como o brasileiro requer, completamente diferente de todos os outros.

Muitas vezes, meus clientes nos perguntam como é o desenvolvimento do produto aqui ou ali, e a resposta é sempre a mesma: "Depois de mais de 20 anos, nunca fizemos duas implementações exatamente iguais. Cada operador, cada país, requer seu nível de localização, e é aí que está a diferença".

Por fim, gostaria de agradecer a toda a equipe do Games Magazine Brasil por esta entrevista, pelo espaço e pela oportunidade de alcançar muitos que nos conhecem pouco ou ainda não nos conhecem. Esperamos ver todos em São Paulo.

Fonte: Exclusivo GMB