JUE 18 DE ABRIL DE 2024 - 02:46hs.
No The Latam Forum

Mansueto fala sobre o panorama da LOTEX em palestra durante a ICE 2018

O chefe da SEAE, Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto de Almeida, participou do The Latam Forum, um painel dentro do ciclo de palestras ICE VOX na feira ICE em Londres. Ele falou para um auditório de empresários internacionais e profissionais do setor sobre o momento das loterias no Brasil e principal atualizou o público sobre o andamento do processo de licitação da LOTEX.

Um dos mais aguardados, Mansueto, dividiu o painel com Cristina Romero de Alba, sócia da Loyra Abogados como moderadora; Juan Perez, Presidente da Coljuegos da Colômbia; Miguel Ochoa, Presidente da Aieja do México; Javier Balbuena, Presidente da Conajzar do Paraguai; Juan Perez, Presidente da Coljuegos e membro do Ministério Finanças Colômbia; Luis Gama, Presidente do DNLQ Uruguai e do CIBELAE.

O Secretário realizou a apresentação “A abertura do mercado de loterias do Brasil para a competição: o caso LOTEX”, que forneceu uma visão geral da regulação de loterias no Brasil, com destaque para um diagnóstico da atual forma de operação das loterias federais, além das iniciativas de modernização desse setor a cargo da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (SEAE/MF), em especial as ações em curso de concessão da Loteria Instantânea Exclusiva (LOTEX).

Durante sua fala, Mansueto explicou aos empresários e profissionais do setor que o processo de concessão da Loteria Instantânea Exclusiva (LOTEX) está dentro das etapas planejadas  e que a previsão ainda é que o leilão aconteça no primeiro semestre de 2018, com a apresentação de propostas fechadas, por empresas experientes na operação de loteria instantânea nos principais mercados globais.

Ele também ressaltou a recente contratação da B3 (antiga BM&FBOVESPA), para ser a responsável pela realização do leilão e disse que a etapa atual do processo é a fiscalização realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O secretário enfatizou que essa fiscalização tem ocorrido com intensa troca de informações entre o tribunal e o Ministério da Fazenda e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e após a manifestação do TCU e a análise do edital de licitação e da minuta do contrato pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), haverá a publicação do edital e do contrato de concessão e depois de 60 dias o leilão.

Na sala também estava uma pequena comitiva de membros de sua equipe que o acompanhou ao evento formada por Alexandre Manoel, subsecretário de governança fiscal e regulação de loteria; e o técnico Waldir Eustáquio Marques Júnior, Coordenador-Geral de Governança de Prêmios e Sorteios.

Ainda no evento ICE Totally Gaming, o Subsecretário de Governança Fiscal e Regulação de Loteria, Alexandre Manoel, acompanhado do Coordenador-Geral de Governança de Prêmios e Sorteios, Waldir Marques Jr, participaram de uma mesa redonda com reguladores e operadores de loterias e demais jogos com aposta de outros países. Nessa oportunidade, foi tratado sobre o atual modelo de regulação de loterias no Brasil.

Fonte: GMB