VIE 29 DE MARZO DE 2024 - 06:46hs.
Karen Marcela Sierra-Hughes, VP LatAm e Caribe

“Jogo responsável é uma das prioridades da GLI assim como estar perto do mercado brasileiro”

A GLI, um dos mais importantes laboratórios de certificação de jogos do mundo, recebeu o GMB em seu estande para uma entrevista com Karen Sierra-Hughes, VP LatAm e Caribe. Aproveitando a feira para divulgar a recente fusão do laboratório esloveno SIQ à estrutura da GLI, Karen destacou a importância do jogo responsável para o setor e reforçou que vem trabalhando de perto com provedores, loterias e demais players do mercado brasileiro de olho nos avanços da legislação.


Games Magazine Brasil – Qual é a sua impressão sobre a ICE London 2023?
Karen Marcela Sierra-Hughes –
As expectativas foram totalmente cumpridas. A ICE é excelente para nós. A ICE é um dos principais shows do mundo, especialmente para a GLI, que tem uma atuação global. Estamos representações de todas as nossas unidades, como Ásia, Europa e América Latina e tivemos inúmeras visitas de clientes de muitas jurisdições e reguladores. O conteúdo da ICE VOX também esteve à altura da importância do evento como um todo.

 

 

Ou seja, como uma empresa de certificação, a ICE London está aprovada?
Tenho certeza de que está perfeitamente certificada.
 

Vocês estão com novidades, como a SIQ Ljubljana!
Exatamente. Um dos temas que estamos apresentando é justamente a associação que temos com a SIQ, que passa a fazer parte de nossa família. Trata-se de um laboratório esloveno que entra para o grupo. Estamos muito contentes por terem se juntado à GLI e ampliado nossa equipe, trazendo toda sua expertise nos mercados onde já atuam. Estamos crescendo também na Espanha e destacamos isso na ICE London, já que esse mercado é importante também pelo idioma, se somando ao trabalho que desenvolvemos em toda a América Latina. Todo o serviço que prestamos ao mercado por tantos anos foi discutido na feira, inclusive o tema do jogo responsável, onde atuamos com muita atenção.
 

O jogo responsável é um tema bastante delicado para o setor!
É fundamental e gostaria de ressaltar que no caso da América Latina e Caribe, este tema está sendo muito aceito e tem havido muita proatividade por parte da indústria. Provedores e operadores têm se aproximado da GLI em busca de orientações, pois estão preparando seus próprios guias de jogo responsável e adaptando seus processos. Isso é de se admirar, pois eles não estão esperando determinações de reguladores, mas se antecipando de forma muito proativa nesse sentido.

 

 

Na América Latina há muita movimentação do mercado pelo fato de que muitos países estão buscando suas regulamentações.
Exatamente. Temos mais de 20 anos de atuação na América Latina e sempre procuramos acompanhar a indústria e as entidades governamentais para nos adiantar a tudo e oferecer todo o nosso conhecimento em termos de regulamentação, tanto para a abertura de novos países quanto para incluir novas verticais de jogo para que nosso segmento seja cada vez mais exitoso. Assim, estamos trabalhando muito, ajudando os governos e reguladores em suas legislações e ao lado dos operadores e demais provedores, inclusive quanto o jogo responsável e certificações.

 

 

O mercado brasileiro está no foco da GLI?
Claro que sim. Temos Valter Delfraro à frente dos negócios no país. Ele está muito atento à questão da regulamentação e focado também nos rumos das loterias, sempre dando suporte às questões governamentais. Além disso, damos um suporte a inúmeros provedores brasileiros que são nossos clientes. Então, esperamos que as coisas avancem no ritmo que têm de avançar.
 

Fonte: Exclusivo GMB