MIÉ 12 DE NOVIEMBRE DE 2025 - 23:22hs.
Bárbara Marcolin, Sales Manager

“Endorphina adota temas locais para amplia presença no Brasil e na América Latina”

A Endorphina apresentou quatro jogos instantâneos inéditos no SBC Lisboa, focando nos mercados europeu e brasileiro. Com cerca de 120 títulos certificados no Brasil, a empresa aposta em temas locais e planeja ampliar o portfólio para o país. Bárbara Marcolin, gerente de vendas, destacou em entrevista ao GMB o foco da empresa em adequar-se à regulamentação e vê oportunidades em expandir-se na América Latina à partir da experiência no Brasil.

 

Games Magazine Brasil – Quais novidades a Endorphina apresentou no SBC Lisboa e com que objetivos vocês participaram da feira?
Bárbara Marcolin –
Mostramos com exclusividade no SBC Lisboa nossos jogos instantâneos e alguns lançamentos da Endorphina. São quatro instant games que apresentamos pela primeira vez para o nosso público. É sempre um prazer vir a Portugal para trazer as novidades da Endorphina, já que lançamos novos jogos todos os meses, precisamos dessa experiência em pessoa com nossos parceiros.

O objetivo foi atingir qual público, o europeu ou latino? Como vocês traçaram a estratégia para isso?
Temos uma grande presença tanto no Brasil quanto na Europa. Estamos sempre buscando novas parcerias na Europa e nossa presença no mercado português em específico está sendo muito boa e em crescimento. Como brasileira, é um prazer trazer a Endorphina para o nosso público, ainda mais com todas as novas mudanças na legislação e com as certificações. Estamos sempre tentando ampliar o nosso portfólio e entregar a melhor experiência para os nossos clientes.

 



A propósito de regulamentação, quantos jogos a Endorphina já tem certificados no Brasil e quais são os planos de novas certificações de jogos?
Até agora são em torno de 100 a 120 jogos certificados para o Brasil, em nível federal, e alguns em nível estadual. Sempre buscamos ampliar o portfólio com jogos certificados, trazendo todas as nossas ferramentas de bônus para entregar uma experiência melhor aos jogadores e continuar acompanhando mudanças na legislação, de maneira a ter uma presença cada vez maior no país.

Vocês estão buscando a tropicalização de jogos para o Brasil? A Endorphina lançou recentemente o Capi, mas virão novos jogos com a temática brasileira?
Com certeza. O nosso público brasileiro é muito fiel e sabemos que jogos mais focados para o brasileiro sempre garante um retorno muito bom. Temos recebido excelente feedback dos nossos clientes, então estamos sempre trazendo novas ideias e temas. Temos um jogo temático de festa junina e o Capivara, que são grandes sucessos na América Latina, mas já adianto que apresentaremos novidades para o Brasil.

 



A experiência de certificar jogos no Brasil foi dolorida para a Endorphina ou ela chegou preparada para se adaptar à regulamentação brasileira?
Já estávamos a par das mudanças que estavam acontecendo e preparados para isso. A certificação é sempre um pouco complexa, mas estamos atualizados sobre isso para oferecer mais jogos certificados e de acordo com as regras do Brasil.

Com a experiência brasileira, você acredita que isso abrirá portas para a Endorphina alcançar outros mercados da América Latina que também estão buscando regulamentação?
Com certeza. Vemos esse movimento muito coeso na América Latina, com experiências parecidas, mesmo com as especificidades locais. De qualquer maneira, o Brasil tem sido um líder nessa movimentação e nos dá uma boa experiência para que possamos aplicar no resto da América Latina.

Fonte: Exclusivo GMB