
Games Magazine Brasil – Inicialmente, parabéns pela nomeação como CEO LatAm da OKTO. Quais foram as novidades que vocês apresentaram durante o SBC Rio?
Leonardo Chaves – Obrigado. É um novo desafio conhecer um pouco mais a dinâmica dos outros mercados na América Latina e levar as boas práticas que a gente fez no Brasil para outros países. No SBC lançamos três novos produtos do mundo de pagamentos. O Pay & Play, um produto que já tínhamos e era um sucesso no mercado pré-regulado foi adaptado para o pós-regulado, seguindo as questões do KYC da regulamentação, com reconhecimento facial, documentação e tudo mais. Ele facilita a jornada do usuário, pois sabemos a grande fricção para o apostador é a parte do preenchimento para se fazer o KYC, assim como no momento do pagamento. Isso tem levado a baixos índices de conversão para os operadores.
Então, olhando para isso, unimos esses dois pontos de fricção em um só. Em vez de onze passos de preenchimento de dados para o KYC, otimizamos em dois passos. Ele vai pagar e, com o pagamento, temos a informação do CPF e dados bancários. Ele não precisa preencher formulários, o que normalmente tem um índice de erro de preenchimento. Ele faz o reconhecimento facial e, com isso, otimizamos as demais informações que temos na base de dados para que não seja necessário explorar cada vez mais informações do usuário.
Isso permite que se identifique que esse usuário já tem conta em determinada bet?
Eu não preciso identificar, mas posso otimizar esse processo. Mesmo que seja um usuário conhecido, eu segrego bases de dados dos operadores. Pode até ser um usuário conhecido de uma operação não bet, como um e-commerce tradicional ou uma solução bancária. O importante é que eu tenha as informações dele para complementar e acelerar o processo de registro. Facilito, em poucos passos, para que ele comece a jogar o mais rápido possível, cumprindo as regras regulatórias.
Vocês lançaram também uma ferramenta via WhatsApp que vai agilizar o processamento de dados e transações. Quais os benefícios desse produto da OKTO para o operador e quais facilidades o apostador terá?
Na verdade, é uma solução de pagamento, mas ela não está dentro do site do operador. Estamos trazendo leads para o operador, gerando valor. O primeiro grande valor é que é uma tecnologia que roda 100% no WhatsApp. Para nós, brasileiros, o WhatsApp é uma ferramenta essencial: 93% dos adultos utilizam, não consome internet, e a maioria das operadoras oferece isso como benefício. Além disso, muitos brasileiros têm smartphones com pouca memória, então baixar e deletar aplicativos é comum.
Já o WhatsApp, eles sabem usar, confiam e é amigável. Estamos usando uma nova tecnologia da Meta que emula um aplicativo dentro do WhatsApp, permitindo que o apostador se registre e interaja diretamente com os operadores parceiros, sem precisar criar contas adicionais.
Ao usar essa solução, o usuário recebe cashback, elimina fricções no cadastro, e já entra registrado com saldo para apostar. Também estamos implementando o Pix inteligente, que facilita transferências recorrentes e elimina etapas adicionais, como abrir o aplicativo do banco.
Como os operadores estão recebendo essas novidades da OKTO?
Tem sido uma grata surpresa. Muitos operadores estão interessados, marcando reuniões para integração e conhecendo mais sobre as soluções. Trabalhamos para oferecer APIs simples e rápidas para facilitar a implementação.
Já foi o tempo que a OKTO era ‘apenas’ uma empresa de pagamentos e se hoje se converteu em uma companhia de soluções completas de KYC, transações financeiras e Jogo Responsável?
A OKTO se posiciona como uma empresa que busca trazer a liderança na inovação. Identificamos as dores do cliente e trabalhamos para oferecer soluções para isso.
A OKTO é muito mais do que uma empresa de pagamentos. Somos uma solução completa de gestão financeira para o mercado de apostas esportivas e jogos online olhando para o usuário. Nosso objetivo é melhorar sua experiência, reduzindo fricções e aumentando as conversões para os operadores. Por isso, nos posicionamos como OKTO Bank, oferecendo soluções financeiras inovadoras.
O que podemos esperar de novidades da OKTO?
Estamos acompanhando de perto as inovações do Banco Central, como Pix automático, Pix com biometria e recorrência, previstos para junho. Essas novidades facilitarão ainda mais a jornada do usuário e estaremos prontos para lançá-las assim que estiverem disponíveis.
Fonte: Exclusivo GMB