Games Magazine Brasil – A verificação de usuário é uma das ferramentas mais importantes no negócio de iGaming. Qual é o segredo da solução Legitimuz?
Kayky Janiszewski – O principal segredo é focar no apostador. Afinal de contas, é ele quem realmente importa. É com ele que a gente tem de ter o maior contato para que o operador em si tenha seu objetivo concluído, que é ter uma boa conversão, uma boa experiência do usuário e compliance com as regulamentações. Além disso, não ter problema com suporte e problemas técnicos.
A Legitimuz vem interpretando a realidade do apostador como uma pessoa que talvez não tenha tanto acesso à tecnologia e a informações sobre como manusear o documento no dispositivo bem como a uma boa internet. Sabemos que a maior parte dos apostadores do Brasil são de classes C, D e E. Entendendo isso, a gente provê a solução mais rápida com a melhor conversão possível e uma excelente experiência ao usuário.
Como equilibrar a Lei Geral de Proteção de Dados com a necessidade do operador de saber quem está apostando?
Foi bem descrito pelas portarias quais são as pessoas impedidas de apostar, como menores de idade, pessoas envolvidas com lavagem de dinheiro ou terrorismo, PEP (pessoa exposta politicamente), ou aquelas diretamente vinculadas ao esporte até segundo, terceiro grau. Primeiramente, em questão à LGPD podemos falar sobre os dados dessas pessoas e restringi-las de apostar. Posteriormente a gente fala sobre se capturar os documentos e fazer reconhecimento facial. Esses dados são sensíveis e, de fato, a LGPD os classifica assim. Podem gerar discriminação e pode haver muito dano para o operador caso esses dados sejam vazados. A Legitimuz é a única plataforma do Brasil que tem o selo da GLI e estamos em processo de ISO 27001. Então, estamos bem-preparados para certificar para os operadores que os dados estão bem seguros.

Chega a 120 o número de empresas que se apresentaram no Ministério da Fazenda. Como tem sido a aproximação com tantos operadores interessados nas soluções KYC da Legitimuz?
Muitos operadores ainda não olhavam para o KYC como uma obrigação, porém agora é uma obrigação regulatória. Então não é uma dor, não é um desejo, é uma obrigação do processo de regulamentação. Veja que os operadores estão olhando muito para preço, experiência do usuário, conversão e, no final de tudo, se o valor muitas vezes absurdo que eles investem em marketing, como patrocínio de time de futebol etc., estarão sendo bem aproveitados.
Imagina, você investe dezenas de milhões em publicidade e no momento mais importante da jornada do usuário, que é o cadastro, ele não consegue se cadastrar porque tem um celular antigo, tem uma internet ruim, ou um documento que não é tão nítido. Então, trabalhamos em cima disso e temos feito um papel muito bom, inclusive com o Games Magazine Brasil, para mostrar os nossos diferenciais e que entendemos como fazer a verificação dos apostadores em si.
O apostador, ou qualquer usuário de internet, fica irritado com a demora e com burocracias de um processo de cadastro. Com a Legitimuz isso é menor?
Com certeza. O principal indicativo é que entendemos sobre como dar a maior gama de possibilidades para o apostador fazer um envio do seu documento. Hoje, a Legitimuz é a única solução brasileira que possui envio de CNH digital. Vamos supor, eu por exemplo, no Brasil, não ando com a minha CNH no bolso, ela está apenas no meu aplicativo. Ou seja, um site de aposta que é cliente das ferramentas de KYC da Legitimuz aceita a CNH digital. Mesmo que eu não tenha o documento no meu bolso, posso fazer upload em questão de 15, 20 segundos e pronto, termina a verificação.
E não é apenas sobre velocidade, mas sim sobre entender quais são as possibilidades do apostador. Documento digital, documento antigo, fazer uma ligação? Existem várias formas de biometria e a gente trabalha com todas elas para que um cadastro seja concluído e o apostador não seja afetado.

Quais são os planos da Legitimuz após o início da operação regulamentada, porque antes disso, os operadores terão de atender as regras impostas pela Secretaria de Prêmios e Apostas?
Nós já estamos nos posicionando com uma plataforma ‘all-in-one for gambling’. Hoje, dentro da gama de serviços que a regulamentação exige, a Legitimuz tem toda a parte de identificação do usuário, monitoramento de geolocalização e de transações financeiras, jogo responsável, integridade esportiva e perfil de risco. Temos trabalhado em todos esses requisitos para mostrar aos operadores que em vez de ter seis possíveis provedores para compliance, ele pode ter apenas um que possui a melhor conversão, a melhor experiência do usuário, a melhor documentação técnica para integrar e as melhores condições de negociação. E quem é esse ‘um’? A Legitimuz.
Fonte: GMB