DOM 21 DE JULIO DE 2024 - 13:55hs.
Abrindo o segundo dia do evento

Lendário skatista Tony Hawk será o palestrante principal no SBC Summit

O renomado skatista profissional e agora empresário e ícone dos videogames, Tony Hawk, está programado para fazer a palestra principal para 25.000 participantes no próximo SBC Summit, na abertura do segundo dia do evento, que acontecerá na Feira Internacional de Lisboa entre os dias 24 e 26 de setembro.

A tão esperada palestra ocorrerá no ‘Super Stage’, localizado na MEO Arena, e é intitulada “Tony Hawk - O que Mantém as Rodas Girando em uma Marca Global”.

Hawk oferecerá aos delegados uma visão aprofundada de sua carreira, abordando sua introdução ao cenário esportivo profissional como adolescente, a parceria histórica com o estúdio de jogos Activision e a fundação de suas marcas esportivas icônicas.

Ele também compartilhará estratégias para manter a relevância através da reinvenção da marca, fornecendo insights sobre sua abordagem para sustentar o sucesso e a inovação ao longo dos anos.

Antecipando sua próxima palestra, Tony Hawk expressou: “Estou empolgado em ser o destaque do SBC Summit em Lisboa neste setembro. Embora os mundos do skate e do jogo possam parecer muito diferentes, acredito que muitos paralelos e lições podem ser muito relevantes para as empresas deste setor.”

Seja formando parcerias duradouras, estabelecendo uma marca de sucesso e reconhecível ou mantendo a relevância em um mundo predominantemente digital, minha história pode fornecer insights valiosos para todos os presentes”.

Nascido na Califórnia em 12 de maio de 1968, Tony Hawk recebeu seu primeiro skate, um Bahne de fibra de vidro azul, de seu irmão aos nove anos. Aos 11 anos, Hawk começou a participar de competições locais de skate, e em 1982, com apenas 14 anos, tornou-se oficialmente um skatista profissional. Ele assinou com a equipe profissional Powell Peralta e estrelou nos famosos vídeos Bones Brigade, marcando o início de sua ilustre carreira esportiva.

Nos 23 anos subsequentes, Hawk venceu 73 títulos competitivos, incluindo ser nomeado o ‘National Skateboard Association (NSA) Vert Champion’ por 12 anos consecutivos e ganhar 16 medalhas nos “X Games”. Hawk se consagrou ainda mais como um inovador do esporte ao inventar mais de 80 truques únicos de skate. Entre esses truques estão o ollie-to-Indy, o gymnast plant, o frontside 540-rodeo flip e o Saran wrap.

Em um dos momentos mais marcantes do skate, Hawk executou um twist de 900 graus (2 1/2 voltas) nos X Games de 1999, um feito que nunca havia sido realizado antes. Em 2003, Tony se aposentou oficialmente das competições de skate.

Fora das pistas, Hawk continuou a expandir o esporte com uma variedade de parcerias e acordos de marca bem-sucedidos. Em 1992, Tony fundou a Birdhouse Skateboards (originalmente Birdhouse Projects) com o ex-skatista profissional da Powell Peralta, Per Welinder. Em 1998, Hawk e sua família criaram a Hawk Clothing, uma linha de roupas infantis de skate, e em 1999, ele fundou a empresa de mídia 900 Films.

Em 2002, ele estabeleceu a The Skatepark Project (antiga Tony Hawk Foundation), uma organização sem fins lucrativos de skate que ajuda comunidades a construir parques de skate públicos para jovens em comunidades carentes.

A parceria mais bem-sucedida de Tony Hawk ocorreu em 1999, quando ele se uniu ao gigante global dos jogos Activision para lançar Tony Hawk’s Pro Skater. A Activision lançou mais 16 jogos sob o nome ‘Tony Hawk’ e relatou um faturamento impressionante de US$ 1 bilhão em vendas, tornando-se uma das franquias de videogame mais bem-sucedidas de todos os tempos.

Rasmus Sojmark, CEO e fundador da SBC, disse: “Tony Hawk é, sem dúvida, um dos atletas mais icônicos do século 20. Não apenas Tony revolucionou o mundo do skate, mas através de uma marca forte, atletismo incrível e videogames que definem gêneros, ele trouxe o skate para a cultura pop mainstream. Certamente há muitas lições a serem aprendidas com essa lenda, e estou extremamente empolgado para testemunhar a palestra principal de Tony no Super Stage".

Fonte: GMB