VIE 26 DE ABRIL DE 2024 - 01:00hs.
Amaro Cipriano Maguari

Vereador do Recife defende a legalização do jogo do bicho

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) defendeu a legalização do Jogo do Bicho em Pernambuco. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na última terça-feira (10), ele destacou que a ação não só tiraria o jogo da clandestinidade, mas obrigaria a cobrança e a arrecadação de impostos. “Temos hoje banqueiros de outros estados que usufruem do dinheiro das pessoas daqui, sem contribuir em nada com o social”, afirmou.

O parlamentar lembrou ainda que há 40 anos foi fundada a Associação dos Vendedores Autônomos de Loteria (Aval). “No dia  4 de setembro de 1979, na Rua João Lira, 143, [Centro do Recife] ocorreu a  fundação da Aval”, disse.

Amaro Cipriano Maguari disse que aquela ação representou uma retomada de renda e a saída de uma atividade de clandestinidade para muitas pessoas. Segundo ele, em 1967, durante o governo Nilo Coelho,  o jogo foi proibido em Pernambuco. “Começou o jogo clandestino, feito pela Paraíba, até 1979”, lamentou.

“A Aval prestou um grande serviço ao Estado. Conheço o jogo de bicho, só no sábado que é legalizado. Mas na Paraíba e em Fortaleza,  o jogo do bicho é livre e paga impostos. Aqui é clandestino e irregular”, disse.

Fonte: GMB/Câmara Municipal do Recife