VIE 19 DE ABRIL DE 2024 - 12:35hs.
Análise de dados da empresa Bites

Jogo do bicho na internet desperta mais interesse do que Jair Bolsonaro

A Bites, empresa de análise de dados no ambiente digital que interpreta informações e produz insights para dar suporte a decisões estratégicas, realizou nesta quinta-feira, 17, uma live para debater o jogo do bicho. Fruto do trabalho de sua analista Polliana Cavalcanti, o encontro tratou de seu estudo “O Jogo do Bicho no Brasil: Uma breve análise da relevância das apostas no país”, realizado entre setembro de 2019 e agosto de 2020 e que aponta, entre outras coisas, que o tema é mais buscado do que o presidente da República.

 

O GMB publicou recentemente o estudo de Polli Cavalcanti (clique aqui para ver o documento) e o assunto chamou a atenção da diretoria da Bites, que optou por realizar uma live, coordenada pelo sócio da empresa, Manoel Fernandes, para ampliar a divulgação do trabalho independente de sua analista.

Ao saudar os visitantes da live, Fernandes destacou o quão interessante foi o estudo de Polliana sobre o jogo do bicho no Brasil digital e a capacidade da Bites em entender o conjunto de temas que trafegam no mundo online.

Polliana comentou que fez o estudo a partir de seu interesse em entender quais os assuntos que as pessoas mais buscavam em pesquisas no google. “Me deparei com o jogo do bicho como um dos 25 termos mais buscados no buscador. Ele fica no mesmo nível e as vezes até supera as buscas por Gmail e por google tradutor”, conta.

 

 

Segundo ela, é um assunto muito presente entre as pessoas com acesso ao mundo digital, embora não se fale muito sobre isso. “Queria descobrir qual o nível dessa inclusão digital pirata do jogo do bicho, então fiz um comparativo com os principais jogos digitais da atualidade. Comparando com todos eles, o jogo do bicho fica muito na frente”, avaliou.

Fiz a comparação e me dei conta de que o jogo do bicho, sozinho, supera as buscas somadas de GTA, Fortnite, LoL e Counter Strike, jogos eletrônicos muito populares e que envolvem disputas e inúmeros campeonatos”, disse, destacando que a busca por jogo do bicho supera até a de Jair Bolsonaro. “Ou seja, é mais popular que o próprio presidente da República”, comentou.

 

 

Manoel Fernandes disse se surpreender pelo resultado. “Avaliava que os jogos eletrônicos, por serem muito populares já que os usuários são da geração super conectada, estavam estourando nos mecanismos de busca”.

 Polliana disse que os eSports realmente estão crescendo bastante, “mas ainda assim não chega perto da busca pelo jogo do bicho na ferramenta que analisei. Acho que tem muita gente que joga e que talvez tenha vergonha de dizer. E o que me surpreende é o fato de esse público não é encarado como target pela publicidade”.

O estudo da analista foi tão detalhista que ela buscou entender o comportamento nas buscas em todo o Brasil, identificando que apenas no Acre a busca por uma modalidade de jogo eletrônico, o GTA, superou a busca por jogo do bicho.

Para reforçar o interesse que o termo desperta na população, Polliana comenta que mesmo o coronavírus, que mudou a realidade mundial e se tornou um dos temas mais tratado em todos os cantos, no período do estudo ficou em 20º lugar, ou seja, muito próximo do assunto de seu estudo.

 

 

Ainda como parte da pesquisa, Polliana comenta que encontrou, no período estudado, 193 mil twites, “o que representa cerca de 1/3 das mensagens sobre eleição municipal, que foi um tema de grande interesse em 2020”, citou.

De acordo com a estudiosa, diferentemente das redes sociais e internet, a grande mídia só trata do jogo do bicho como uma atividade criminosa. “Nenhum grande veículo fala do resultado de uma extração, ao contrário do que a população lida com isso e busca tal informação na internet”, comentou.

Ela queria entender se o jogo do bicho tinha um alcance digital e detectou que mais de 2 milhões de downloads foram efetuados de aplicativos para Android, “volume muito parecido com os de algumas startups”. No seu estudo encontrou também que houve 1,3 milhões de acessos únicos mensais nos três principais sites que tratam do tema e um total de 35 milhões de acessos nesses sites.

 

 

Segundo ela, isso se reflete também na questão de receitas desses sites, “pois todos eles estão repletos de anúncios, o que dá uma ideia do interesse por parte de anunciantes”.

Polliana aproveitou, também, para comparar os acessos ao twitch com os dos três sites mais populares sobre jogo do bicho entre agosto e outubro deste ano. “Foram 40 milhões de acessos ao twitch.tv, contra 35 milhões nos três sites analisados. Isso é a inclusão digital do jogo do bicho”.

Manoel Fernandes confirmou o interesse do público pelo assunto, dizendo que o jogo do bicho se equipara ao site do Ministério da Fazenda, que tem cerca de 33 milhões de acessos por mês.

No youtube, a pesquisadora encontrou mais de 101 milhões de visualizações em canais com vídeos sobre o tema, sendo os principais aqueles que indicam as técnicas prometidas como fórmulas infalíveis para os palpites, crenças sobre o jogo do bicho e outras manifestações.

Em suas conclusões, Polliana lembrou que o jogo do bicho é centenário, tendo chegado antes da caneta esferográfica, do cinema, avião e outras invenções. “Tudo isso e os jogos eletrônicos chegaram, mas o tradicional jogo do bicho continua se adaptando e fazendo parte da rotina de muitos brasileiros, atestando que ele fez sua transformação digital colaborativa”.

Fonte: GMB