JUE 9 DE MAYO DE 2024 - 17:46hs.
Deputado Federal Valmir Prascidelli

“Precisamos pensar nos jogos criando regras claras para avançar”

(Exclusive GMB) - O Deputado Federal, Valmir Prascidelli (PT-SP) é membro da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJC e da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público - CTASP e conversou com o GMB sobre a legalização dos jogos no Brasil. O parlamentar se declarou favorável a regulamentação da atividade, mas, destacou que é necessário definir as regras para desenvolvimento da atividade para que o país possa avançar e colher boné frutos.

GMB - O debate sobre a legalização dos jogos ganha cada vez mais espaço na Câmara dos Deputados, principalmente com a criação da Frente Parlamentar e os pedidos para que o PL442/91 seja votado em plenário. Como senhor tem acompanhado esse cenário?
Deputado Valmir Prascidelli
- Eu não conheço todos os projetos que estão tramitando, há um debate sobre a legalização dos cassinos no Brasil que já vem de muitos anos. Acho que é uma questão que precisamos pensar com carinho no sentido que criando regras bastante claras nos possamos avançar nesse sentido. 

Acredita que as polêmicas que circulam em torno dos projetos e dos debates relacionados a legalização do jogo tem atrapalhado o andamento do processo?
É um debate polêmico, há bastante controvérsia, não tenho participado das comissões que debatem essas questões, mas, a principio eu não vejo isso com qualquer preconceito, qualquer resistência, acho que é um debate que nós precisamos fazer.

A regulamentação dos jogos tem sido tem defendida como uma opção importante para a arrecadação de impostos, podendo chegar até a R$18bi por ano. O senhor também apoia esse argumento?
Pode ser uma atividade importante de arrecadação de recursos para o país como acontece em outros países, desde que tenha uma regulamentação clara, procedimentos de atuação e de abertura desses espaços.

Na sua opinião, quais outros setores da economia podem ser beneficiados com a legalização dos jogos no Brasil? 
Pode ser uma fonte de renda importante para o país, principalmente para o turismo. Muitos brasileiros saem do Brasil para jogar fora e tem deixado recursos fora do Brasil e em outras situações vemos diversos postos clandestinos de jogos que acabam tendo uma contravenção e não gerando divisas. É preciso olhar com carinho essa questão.

Caso o projeto de legalização dos jogos chegue a ser votado pelo plenário da Câmara, qual seria a sua posição sobre o tema?
Votaria a favor dentro desses critérios de abertura e de funcionamento que eu estou dizendo; votaria a favor nesse sentido.

Fonte: Exclusivo GMB