MIÉ 24 DE ABRIL DE 2024 - 06:10hs.
Deputado Halum pediu um estudo profundo

Brasil busca apoio da Universidade de Nevada para construir uma lei do jogo melhor

(Exclusivo GMB) - O Presidente da Frente Parlamentar pela Aprovação do Marco Regulatório do Jogo, deputado Cesar Halum, enviou uma carta a Andre Wilsenach, Diretor Executivo do International Center for Gaming Regulation  (UNLV) para solicitar que trabalhe em conjunto com o Instituto Brasileiro de Jogos e a Universidade Federal do Rio de Janeiro na criação de um estudo sobre as melhores práticas de regulação de jogo no mundo, como por exemplo no Japão.

O Presidente da Frente Parlamentar pela aprovação do Marco Regulatório do Jogo no Brasil, deputado Cesar Halum, solicitou uma cooperação entre o Centro Internacional de Regulação do Jogo com a Universidade de Nevada em Las Vegas e o Instituto Brasileiro de Jogos com a Universidade Federal do Rio de Janeiro para a apresentação de estudos sobre as melhores práticas de regulação de jogo no mundo para maximizar a geração de emprego e renda, aumentar a arrecadação tributária, proteger os consumidores, tratar ludopatias, combater o crime organizado e prevenir a lavagem de dinheiro. 

Esta iniciativa é muito importante para qualificar a discussão no Congresso e garantir que o Brasil possa avaliar correta e objetivamente os riscos e oportunidades da regulamentação do jogo no Brasil, sabendo que o maior risco é não regulamentar e sim deixar que o crime organizado continue se apropriando do jogo ilegal no país.

“Parabenizo ao nobre deputado Halum por procurar apoio da Universidade de Nevada para realizar a melhor reglamentação para nosso ramo no Brasil. É uma grande ideia e será um aporte fundamental e útil para avançar no processo”, diz Rogério Vargas, presidente de IBJ, ao GMB.

Na continuação, veja o texto completo da carta que o deputado Halum enviou a UNLV:


Estimado Sr. Wilsenach,
 
Como você certamente está ciente, o Brasil está discutindo seriamente a legalização dos jogos. Tanto o Senado quanto a Câmara dos Deputados estão prontos para votar o assunto. De fato, na Câmara, que é composta por 513 congressistas, tenho a honra de ser o Presidente de uma Frente Parlamentar com 262 membros para aprovar o regulamento do jogo . 
 
O Instituto Brasileiro de Jogos chamou a minha atenção de que a Universidade de Nevada Las Vegas - UNLV produziu relatórios sobre Impactos Socioeconômicos dos Resorts Integrados Japoneses e Perspectivas Práticas sobre Processos Regulatórios do Jogo para o Japão. 
 
Tendo em mente que o Instituto Brasileiro de Jogos funciona em cooperação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também chamada de Universidade do Brasil, a maior universidade federal do país, classificada como a melhor universidade federal brasileira e a primeira instituição em educação superior oficial brasileira , que funciona continuamente desde 1792, seria muito relevante se o Centro Internacional de Regulamentos de Jogo da UNLV e o Instituto Brasileiro de Jogos pudessem trabalhar juntos para investigar e produzir um estudo abrangente sobre Impactos Socioeconômicos do Regulamento de Jogos no Brasil, considerando todos os tipos de jogos, bem como recomendações para maximizar os benefícios e mitigar ou eliminar riscos como a lavagem de dinheiro, as doenças dos jogos e o crime organizado. 
 
Certifique-se de que este documento será fundamental para as nossas discussões.
 
Agradecemos e estamos ansiosos para ouví-lo.
 
Atenciosamente,
Cesar Halum
Deputado Federal
 

 


Fonte: GMB