SÁB 21 DE SETEMBRO DE 2019 - 16:46hs.
Vanessa Morales

Para candidata a presidente da ABIH Nacional, a liberação dos jogos de azar no Brasil é prioridade

A próxima eleição para a diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) tem pelo menos duas candidaturas confirmadas. Enfrentando o atual presidente, Manoel Linhares, está a presidente da ABIH-GO, Vanessa Morales. Dentre as questões fundamentais para o setor, ela inclui a liberação dos jogos de azar no Brasil. A votação está marcada para o dia 1º de outubro.

De acordo com a candidata, a atual gestão preocupou-se de maneira demasiada com o marketing e deixou de lado a resolução de problemas imediatos para a hotelaria atual. Questionada sobre o que é mais importante nesse momento, Vanessa aponta quatro questões fundamentais para o setor. "As regras da acessibilidade na hotelaria, a questão das plataformas on-line de hospedagem e a liberação dos jogos de azar no país são alguns dos temas mais imediatos na agenda dos hotéis", enumera

A explicação para a nova rotina de sucessão vem da recém-formada candidatura, que revela ter procurado os atuais gestores antes de decidir concorrer ao cargo. "Inicialmente buscamos um consenso, mas não foi possível, pois as portas foram fechadas. Foram excluídas do processo sucessório, injustificadamente, algumas atuantes ABIHs estaduais", pontua Vanessa Morales, que com a chapa Renovação e União tenta ser a primeira presidente mulher numa organização com 83 anos.

Além dos problemas mais atuais, a gestora faz questão de citar uma questão de comportamento associativa que quer corrigir. "Nossa candidatura serve, principalmente para debater e criar meios para o crescimento do setor", pondera.

Ao lado de Vanessa estão nomes conhecidos no universo hoteleiro como Nerleo Caus, Dilson Jatahy Fonseca e Patrícia Coutinho, para ficar em três exemplos.

ATUAL GESTÃO

À frente da organização desde o início do ano passado, Manoel Linhares defende a continuidade de um trabalho que, segundo ele, está em evolução. "Temos como uma das principais metas aumentar nossa representatividade na Câmara e no Senado Federal e abrir mais espaço para debater nossas pautas e propostas, sempre mostrando a relevância da hotelaria na cadeia do turismo", assegura o atual presidente, em nota à imprensa.

Para Linhares, é importante manter o foco para destravar e modernizar o mercado de turismo, melhorando seus índices e, assim, beneficiar também outros 52 segmentos que ele impacta.

Fonte: GMB/Panrotas