SÁB 20 DE ABRIL DE 2024 - 09:25hs.
Divergências entre os parlamentares sobre o texto

Por falta de acordo, votação de projeto da Loteria da Saúde é adiada

A Câmara encerrou a sessão desta quinta-feira, 29, sem concluir a votação do projeto de lei que cria a loteria da saúde para financiar despesas com o Sistema Único de Saúde (SUS) e o combate à COVID-19. O relator, deputado Giovani Cherini (PL-RS), chegou a apresentar um substitutivo, mas a sessão foi encerrada logo em seguida devido a divergências entre os parlamentares sobre o texto. Devido ao impasse, a apreciação, emendas e destaques passam para a sessão da próxima terça-feira, 4.

De autoria dos deputados Capitão Wagner (Pros-CE) e Guilherme Mussi (PP-SP), o projeto, segundo a versão do substitutivo apresentado, autoriza o Poder Executivo a criar também a Loteria do Turismo, que teria caráter temporário (até 31 de dezembro de 2021) e financiaria o setor.

O próprio autor, deputado Capitão Wagner, apresentou uma emenda substitutiva de teor igual à redação original, portanto sem a Loteria do Turismo. Essa emenda foi destacada por seu partido, que pediu preferência para sua votação em vez do substitutivo do relator.

Segundo o Regimento Interno, essa votação deve ocorrer em primeiro lugar para o Plenário decidir se votará a emenda ou o texto do relator.

Enquanto estiver vigente a emergência em saúde pública decretada pelo Ministério da Saúde por causa da pandemia, os recursos da Loteria da Saúde deverão ser usados exclusivamente em ações de prevenção, contenção, combate e mitigação dos efeitos da pandemia por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS), que ficará também com os prêmios não resgatados.

Fonte: GMB