DOM 28 DE ABRIL DE 2024 - 18:08hs.
Novo apoio na Câmara Federal

Deputado Pedro Westphalen defende jogos de azar para financiar piso da enfermagem

O deputado federal Pedro Westphalen (PP-RS) defendeu nesta segunda-feira, 30, a legalização dos jogos de azar no Brasil para fazer frente ao pagamento do novo piso salarial dos profissionais da enfermagem. Relator do projeto no Plenário da Câmara, Westphalen afirmou que é preciso encontrar caminhos para chegar a um bom termo. “Temos de buscar fontes de financiamento para isso e a legalização dos jogos é uma delas”.

Deputado Pedro Westphalen defende jogos de azar para financiar piso da enfermagem

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Está em discussão na Câmara dos Deputados projeto que define um novo piso salarial dos profissionais de saúde e alguns parlamentares já se manifestaram a favor da legalização dos jogos para financiar o novo piso da categoria.

Em entrevista ao Painel Eletrônico da Rádio Câmara, o deputado federal Pedro Westphalen (PP-RS) voltou à carga em relação à necessidade de se buscar fontes de financiamento para a categoria e afirmou que a legalização dos jogos daria o aporte necessário. “As Santas Casas e hospitais filantrópicos precisam de recursos e há a necessidade de se criar mecanismos para que tenham aporte financeiro de forma permanente para continuarem operando. Uma das fontes pode vir da legalização dos jogos”, defendeu.

De acordo com o deputado, “até mesmo a bancada evangélica entende a necessidade de arrecadação para atender à demanda da enfermagem. A fonte de renda [para isso) já encontramos, basta vontade política para implementar [a legalização dos jogos].”

O posicionamento de Westphalen se soma a outras defesas da legalização dos jogos para financiar o novo piso da enfermagem. O próprio líder do governo, deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), disse no início do mês que o Executivo está empenhado em buscar recursos e que uma opção pode vir dos jogos.

A autora do projeto, Carmen Zanotto (Cidadania-SC), defendeu que uma fonte de recursos seria a destinação de uma parcela da arrecadação com a regulamentação dos jogos de azar, que a deputada acredita poderia aumentar de 4% para 12% no projeto que está no Senado.

Em Plenário, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) também reforçou que a aprovação do PL 442/91 no Senado pode “garantir o piso da enfermagem”. Ela aproveitou um discurso do deputado Bacelar (PV-BA), que afirmava, no momento, que o projeto de lei, que foi aprovado na Câmara no início deste ano, fosse votado no Senado para garantir recursos para estados e municípios.

Na ocasião o próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defensor da legalização, confirmou que “tive a informação de que o governo vai apoiar os jogos no Senado”.

Fonte: GMB