As mensagens ao Legislativo foram assinadas em cerimônia no Palácio da Liberdade. A iniciativa tem como objetivo aprimorar os serviços e programas do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com a oferta de apoio técnico e monitoramento a essas entidades, com a capacitação dos trabalhadores e gestores nas unidades de atendimento.
Pimentel ressaltou a intenção do governo em amparar financeiramente essas organizações que fazem o trabalho filantrópico e assistencial, criando assim uma rede de colaboração entre elas. "O Rede Cuidar inclui uma coisa que é novidade. Estamos agora, efetivamente, disponibilizando recursos públicos para amparar entidades que já fazem o trabalho filantrópico, mas que até então não tinham sido contempladas, beneficiadas ou sequer localizadas”, assinalou.
O Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social) vai agora trabalhar em parceria com a Sedese (Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social) e, com base nas políticas públicas que vem sendo construídas pelo atual governo, serão definidos os critérios e como serão feitos os aportes de recursos financeiros. Parceria com loteria para viabilizar programa O governador citou a parceria com a Loteria Mineira para viabilizar o programa.
"Vamos começar com R$ 10 milhões. Depois nós vamos crescendo, à medida em que a Loteria Mineira for expandindo as suas atividades. Uma parcela importante dos recursos da loteria será destinada à assistência social. Isso está consagrado na lei e, a partir de agora, com critérios objetivos, não apenas com escolhas aleatórias, com beneplácito do governante de plantão”, completou Fernando Pimentel.