JUE 18 DE ABRIL DE 2024 - 20:05hs.
Deusdina dos Reis Pereira

Comissão de Ética absolve ex-vice-presidente de Loterias da Caixa

O presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência, Mauro Menezes, afirmou nesta segunda-feira, 19, que o colegiado decidiu, por 3 votos a 2, absolver a ex-vice-presidente da Caixa, Deusdina dos Reis Pereira (Fundos de Governo e Loterias), da acusação de trafico de influência ao negociar cargo em uma estatal como moeda de troca para liberação de crédito.

“Os conselheiros, por maioria, entenderam que a mensagem eletrônica enviada pela ex-vice-presidente da Caixa ao atual presidente da Cemig, ele assumiu três dias depois, não seria suficiente a configurar uma infração ética”, disse Menezes.

O processo foi aberto na comissão em novembro do ano passado. O colegiado analisou a suspeita de que Deusdina teria usado e-mail corporativo para "troca de interesses" na concessão de um empréstimo de R$ 200 milhões da Caixa à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), tendo como contrapartida um cargo para ela no conselho da empresa. O caso foi encaminhado à comissão pela própria Caixa.

"Os conselheiros, por maioria, entenderam que a mensagem eletrônica enviada pela ex-vice-presidente da Caixa ao atual presidente da Cemig, ele assumiu três dias depois, não seria suficiente a configurar uma infração ética. Não seria suficiente a dar margem a noção de que teria havido tráfico de influência ou influência indevida. Foi uma decisão tomada por 3 votos a 2", afirmou o presidente da comissão.

Deusdina havia sido afastada do cargo pelo presidente Michel Temerem janeiro deste ano. No mesmo mês, ela foi destituída da vice-presidência pelo Conselho de Administração da Caixa.

O processo foi retomado nesta segunda após pedido de vista feito por Mauro Menezes, na última reunião, realizada mês passado. Naquela oportunidade, os conselheiros decidiram aplicar censura ética como punição ao ex-ministro da Indústria, Marcos Pereira, e ao ex-vice-presidente da Caixa, Antônio Carlos Ferreira.

Fonte: GMB