JUE 25 DE ABRIL DE 2024 - 19:44hs.
Em Brasília

ALSPI entrega dossiê a Senadores e tem audiência com Romero Jucá

A ALSPI (Associação dos Lotéricos de São Paulo e Interior) esteve presente esta semana no Senado Federal, fazendo uma campanha de esclarecimento quanto à necessidade de correção de tarifas conforme PLC 001/18. Entre os parlamentares visitados estava o senador Romero Jucá que, como os demais senadores, recebeu um dossiê que detalha a realidade e as dificuldades da Rede Lotérica e rebate os pontos colocados pelo líder do governo na casa em pronunciamento na semana passada.

ALSPI entrega dossiê a Senadores e tem audiência com Romero Jucá

Dep. Nelson Marquezelli (à esq.), Sen. Romero Jucá e Membros da ALSPI e Lotéricos – Foto: ALSPI

ALSPI entrega dossiê a Senadores e tem audiência com Romero Jucá

Sen. Humberto Costa e Membros da ALSPI nos corredores do Senado – Foto: ALSPI

Sen. Humberto Costa e Membros da ALSPI nos corredores do Senado – Foto: ALSPI

A peregrinação aos gabinetes deve continuar nesta quinta e é considerada pela ALSPI fundamental para vencer as resistências existentes ao projeto, que tem como objetivo a correção das tarifas atualmente pagas pela CAIXA à Rede Lotérica, hoje, insuficientes para cobrir a operação de recebimentos, bem como as despesas de seguro e transporte de valores.

Os principais pontos cobertos nas reuniões trataram de afastar os dois principais argumentos utilizados pela CAIXA – e manifestado no pronunciamento do Senador Romero Jucá na semana passada – de que “a conta de luz do pobre seria aumentada em R$ 3,00 por conta desse aumento” e que “mais de 80% dos correspondentes bancários se inviabilizariam como negócio e fechariam as portas”.

Segundo informações recebidas pela entidade nos gabinetes, representantes da CAIXA se reuniram com assessores parlamentares e jurídicos dos Senadores com o propósito claro de criar uma narrativa que trouxesse empatia dos Senadores com o objetivo de obstaculizar o prosseguimento do PLC 001/18.

A ALSPI atuou de forma a rebater esses argumentos e preparou um “Dossiê Lotéricos” no qual detalha a realidade e as dificuldades encontradas pela Rede Lotérica, amparando seus argumentos em números, alguns até mesmo tendo a CAIXA como fonte de informação.

Segundo a associação, esse trabalho no Senado Federal se mostrou não apenas oportuno para esclarecer aos Senadores e seus assessores, mas, principalmente para formar uma opinião diferente daquela que lhes fora dado conhecer. Foi durante essa visitação que conseguimos uma audiência com o Senador Romero Jucá e fomos instados por ele a participar de reunião na próxima quinta-feira.

Após o encontro da ALSPI com o Senador Romero Jucá, a CAIXA esteve presente com seus assessores junto ao gabinete do Senador para reforçar a pressão contra o PLC 001/18.

Encerrada esta primeira fase, a ALSPI deverá propor novas ações locais com foco na continuidade dos trabalhos junto aos Senadores, cujo objetivo principal continua sendo aprovação do PLC 001/18.

Fonte: GMB / ALSPI – Associação dos Lotéricos de São Paulo e Interior