VIE 19 DE ABRIL DE 2024 - 08:41hs.
Mudança na SEFEL

Mansueto Almeida deixa a secretaria que controla loterias e assume o Tesouro Nacional

O novo ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, faz mudanças em sua equipe e nomeia o economista Mansueto Almeida para a secretaria do Tesouro Nacional. Com a mudança, a Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda passará a ser comandada pelo economista Alexandre Manoel Angelo da Silva, atual subsecretário de Governança Fiscal e Regulação de Loteria.

Especialista em finanças públicas, Mansueto é um dos nomes mais conhecidos da equipe econômica, foi ventilado para o Ministério do Planejamento e BNDES, além do próprio Tesouro quando Henrique Meirelles foi anunciado ministro pelo presidente Michel Temer, em maio de 2016.

Ex-técnico do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), ele se aproximou do PSDB e, nas eleições de 2014, chegou a atuar na campanha de Aécio Neves na equipe de Arminio Fraga —o economista e ex-presidente do Banco Central liderou um time de especialistas na elaboração do programa de governo do tucano.

Mansueto tem trânsito no meio político e é bem-visto por aliados do governo que tratam da relação da equipe econômica com o Congresso. Conta ainda com boas relações nas principais instituições do mercado financeiro, construídas no período em que era consultor de contas públicas (2014/2015).

Ele chega ao Tesouro em um momento em que aumentará a pressão por mais gastos do governo. Mansueto, porém, é considerado rigoroso na gestão fiscal, tendo sido um dos formuladores da regra do teto de gastos —que limita o aumento das despesas à inflação.

Na gestão de Meirelles na Fazenda, Mansueto chefiou a Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico), que posteriormente foi desmembrada. Desde o ano passado era responsável pela Secretaria de Acompanhamento Fiscal e Energia. Um dos principais projetos sob sua alçada era a privatização da Lotex, as chamadas raspadinhas, que ainda não saiu.

Com a mudança, a Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda passará a ser comandada pelo economista Alexandre Manoel Angelo da Silva, atual subsecretário de Governança Fiscal e Regulação de Loteria. Além disso, o ministro Eduardo Guardia informou que também decidiu indicar Ariosto Antunes Culau para o cargo de secretário-executivo-adjunto da pasta.

Novo chefe do Tesouro

Mansueto Almeida é formado em economia pela Universidade Federal do Ceará, é Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e cursou Doutorado em Políticas Públicas no MIT, Cambridge (USA), mas não defendeu a tese.

Almeida é técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, tendo assumido, entre outros, os cargos de coordenador-geral de Política Monetária e Financeira na Secretaria de Política Econômica no Ministério da Fazenda (1995-1997), assessor da Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado Federal (2005-2006) e Assessor Econômico do Senador Tasso Jereissati.

Quando era pesquisador do Ipea, Mansueto Almeida concedia muitas entrevistas para a imprensa, principalmente expondo análises sobre o comportamento das contas públicas, possuía um blog sobre desenvolvimento local, política econômica e crescimento (desativado quando entrou no governo), e participava ativamente nas redes sociais. Depois que ingressou no Ministério da Fazenda, continuou postando no Twitter, mas em menor frequência.

O novo titular da Secretaria do Tesouro Nacional tem como objetivo principal tentar atingir a meta fiscal deste ano, fixada em um rombo de até R$ 159 bilhões para as contas do governo. Com a recuperação da economia, embora em um ritmo menor do que o esperado anteriormente, a expectativa do mercado é de que essa meta seja atingida com folga.

Fonte: GMB/ Folha de S. Paulo