JUE 25 DE ABRIL DE 2024 - 05:51hs.
Ministro da Segurança Pública

Jungmann diz compreender críticas sobre transferência de recursos da loteria para Segurança

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou nesta quarta-feira que as críticas feitas pelos ministros do Esporte, Leandro Cruz, e da Cultura, Sérgio Sá Leitão, sobre a Medida Provisória (MP) que vai transferir recursos das loterias esportivas para o ministério da Segurança Pública são 'compreensíveis'.

A MP foi editada pelo presidente Michel Temer nesta segunda-feira, quando foi sancionada a lei que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). No dia seguinte, os ministros do Esporte e da Cultura divulgaram notas criticando a decisão do governo. Jungmann declarou que as críticas dos ministros são "compreensíveis":

— Entendo como compreensíveis (as críticas). Para você ampliar a dotação de uma área, você tem que tirar de outra. E no caso específico do Esportes, o que de lá foi tirado não atinge o esporte paralímpico, como foi dito; não atinge, tampouco, o Comitê Olímpico Brasileiro, que também não perdeu absolutamente nada — disse Jungmann.

O ministro afirmou também que os recursos transferidos estavam contingenciados, e, por isso, as pastas de Esporte e Cultura não poderiam utilizá-lo.

— Aqueles recursos que foram repassados para segurança pública eram recursos que estavam contingenciados, ou seja, que o ministério não tinha limite para poder efetivamente gastá-los. A mesma coisa se dá na área da Cultura — afirmou.

Jungmann disse, ainda, que a Presidência e a equipe econômica buscam "alternativas para atenuar essa transferência".

Fonte: GMB / O Globo