QUA 26 DE JUNHO DE 2019 - 19:04hs.
Pedro Guimarães

Novo presidente da Caixa revela planos de privatização das Loterias

O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse que o banco começará a abrir o capital de suas subsidiárias ainda este ano. Segundo ele, estão previstas pelos menos duas ofertas iniciais de ações (IPO's, no jargão financeiro) em 2019, e as áreas que serão ofertadas ao mercado durante a sua gestão incluem seguros, cartões, loterias e o setor de investimentos (asset). 

Segundo o executivo, o banco manterá o controle do capital dessas subsidiárias. Guimarães, que tomará posse na próxima segunda-feira, também afirmou, após participar da cerimônia de transmissão de cargo do ministro da Economia, Paulo Guedes, que a Caixa deve vender participação minoritária de subsidiárias que serão listadas na bolsa.

Guedes disse que as privatizações serão o segundo pilar do governo, depois da reforma da Previdência. Ele lembrou que corrupção e venda de favores em empresas públicas estiveram no centro de escândalos nos últimos anos. 

"Mensalão, petrolão ocorreram em empresas públicas", disse o ministro. Na cerimônia de transmissão de cargo, o novo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse também que o banco começará a abrir o capital de suas subsidiárias e que pelo menos duas ofertas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês) serão feitas ainda este ano. Na sua gestão, segundo Guimarães, serão ofertadas ao mercado as áreas de seguros, cartões e loterias.

Apesar da sua nomeação já ter sido publicada no Diário Oficial da União, a cerimônia de transferência de cargo acontecerá no Palácio do Planalto na próxima segunda-feira, 7, quando Rubem Novaes assumirá o BB e Joaquim Levy o BNDES. "Já faremos anúncios importantes na segunda-feira", prometeu.

Fonte: GMB