MAR 16 DE ABRIL DE 2024 - 18:34hs.
Guilherme Albuquerque, chefe de departamento do BNDES

“Atrair as duas maiores empresas do mercado mostra a transparência e seriedade do processo da LOTEX”

Na manhã desta terça-feira (22), foi concretizada a licitação das loterias instantâneas do Brasil, a LOTEX, tendo como vencedor o Consórcio Estrela Instantânea, formado pelas gigantes do setor IGT e Scientific Games. Responsável pela elaboração técnica do projeto, Guilherme Albuquerque, chefe de departamento do BNDES, atendeu o GMB após o leilão e falou sobre as dificuldades do processo, a não desistência das principais premissas elaboradas e afirmou que o resultado mostra a confiança do mercado internacional no país.

“Atrair as duas maiores empresas do mercado mostra a transparência e seriedade do processo da LOTEX”

Foto: Cléber de Paula/Divulgação BNDES

Foto: Cléber de Paula/Divulgação BNDES

GMB - Qual o sentimento do BNDES após a conclusão do processo de concessão da LOTEX e o que destaca na participação do banco?
Guilherme Albuguerque -
A sensação é de dever cumprido, missão entregue. É um projeto que não foi fácil, trata-se de uma extração nova, projeto green feed, sem nenhum comparativo no Brasil. Fizemos um estudo e entregamos para o governo e, embora, tenha tido dois leilões desertos no passado, não mudamos as premissas do estudo, permanecemos com a nossa avaliação técnica. Então, é um bom dia, processo finalizado e ficamos felizes por isso.

Qual a importância de ter as duas maiores operadoras de loterias instantâneas do mundo como vencedoras do leilão?
Conseguimos atrair as duas maiores empresas, isso mostra o potencial do mercado brasileiro e também a transparência e seriedade do processo pelas companhias terem acreditado em investir em um país de um tamanho como o nosso e não em uma operação trivial, uma operação fácil. Então, ter esses operadores aqui é muito importante.

Se pudesse elencar em graus de dificuldade, o que escolheria como principal desafio para o BNDES em todo esse processo da LOTEX?
O trabalho do banco é eminentemente técnico, então, acho que o desafio aqui do nosso lado foi a ausência de comparações dentro do país. Não há mercados de loterias instantâneas do tamanho do Brasil para comparações maduras. Então, para nós estimarmos as premissas todas, foi um grande desafio.

Quais trabalhos o BNDES ainda fará nesse processo de licitação agora que os vencedores já são conhecidos?
Do ponto de vista formal o trabalho do banco acaba na homologação da licitação. Agora vamos fazer a avaliação dos envelopes e de toda a documentação exigida pelo edital, e, então o trabalho acaba após a homologação dessa licitação.

Nesse próximo período de construção do produto até o inicio das vendas, o BNDES poderá dar algum auxílio as empresas vencedoras do processo?
O mandato que a gente estava trabalhando agora era da estruturação do projeto e ele termina com a homologação dos projeto. Então, é apenas isso que temos hoje de concreto.

Fonte: Exclusivo GMB