SÁB 19 DE OUTUBRO DE 2019 - 11:38hs.
Prevenção do câncer de mama

Loterj adere à campanha "Outubro Rosa”

Junto com o décimo mês do ano vem a campanha 'Outubro Rosa” para lembrar sobre a importância da prevenção do câncer de mama. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura em até 95% dos casos. O autoexame é simples e as mulheres podem o fazer durante o banho. Se detectar algum caroço no seio, consulte um médico para fazer uma mamografia. Ajudando na prevenção da doença, a Loterj, que sempre adere às causas sociais em prol de uma sociedade consciente e saudável, mudou a sua logo para o mês de outubro.

Mundialmente do dia 01 ao dia 31 de outubro acontece a campanha Outubro Rosa, com a intenção de conscientizar a sociedade sobre a prevenção do câncer de mama. A Loterj, que sempre adere às causas sociais em prol de uma sociedade consciente e saudável, durante o mês de outubro tem uma logo inspirada na campanha.

A doença é anômala no período inicial, então a primeira providência a ser tomada é o autoexame, esse diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 95% dos casos e o principal exame é a mamografia.

A primeira atuação no Brasil alusivo à campanha ocorreu em São Paulo, no parque Ibirapuera em 2002, mas teve início em Nova Iorque no ano de 1990, através de um evento chamado “Corrida pela Cura”. A partir de 2008, instituições relacionadas ao câncer tornaram periódicas as ações como a iluminação de prédios e monumentos com a cor rosa para propagar a mensagem: a prevenção é necessária.

SOBRE O CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer - INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

Fonte: GMB / Loterj