LUN 6 DE MAYO DE 2024 - 22:17hs.
Deputado Beto Pereira (PSDB/MS)

PL propõe redistribuir percentuais das loterias de prognósticos numéricos destinados ao Esporte

O deputado Beto Pereira (PSDB/MS) apresentou o PL 1920/2019 na seção de Protocolo (SEPRO) da Câmara que altera a Lei nº 13.756, de 12 de dezembro de 2018, para redistribuir os percentuais do produto da arrecadação das loterias de prognósticos numéricos destinados ao Ministério do Esporte, na forma que específica. “Essa concentração na destinação dos recursos das loterias à causa do esporte precisa mudar”, afirma o deputado.

A proposição tem por objetivo corrigir uma grande distorção verificada hoje na distribuição do produto da arrecadação das loterias federais: a indevida concentração de tais recursos destinados ao esporte na figura da União. Atualmente, a Lei nº 13.756, de 12 de dezembro de 2018, prevê que 3,53% do produto da arrecadação das loterias de prognósticos numéricos devem ser destinados ao Ministério do Esporte.

“A distribuição de tal percentual, contudo, é extremamente perversa para Estados e Municípios: enquanto a Pasta Ministerial federal encarregada do Esporte recebe 2,49% do total, as secretarias estaduais, distrital e municipais de esporte recebem apenas 1% do total. Os demais 0,04% são destinados à Federação Nacional dos Clubes Esportivos (Fenaclubes)”, explica Pereira na sua justificação.

“Essa concentração na destinação dos recursos das loterias à causa do esporte precisa mudar. É fundamental, a bem do respeito ao pacto federativo, que Estados, Distrito Federal e Municípios tenham, no mínimo, acesso ao mesmo percentual de recursos que cabe à União. É precisamente isso que pretendemos instituir com a apresentação deste Projeto de Lei”, conclui o legislador.

Fonte: GMB