JUE 28 DE MARZO DE 2024 - 16:02hs.
Montevideo

Caixa participou da 2ª reunião da CIBELAE e da celebração dos 200 anos da Loteria Uruguaia

A Loteria Uruguaia celebrou os 200 anos de seu primeiro sorteio com uma grande festa realizada ontem à noite (dia 15) no Teatro Solis de Montevideo. O Brasil foi representado pelo VP de Fundos de Governo e Loterias, Paulo Henrique Ângelo Souza, e pelo superintendente nacional de Loterias da Caixa, Gilson Braga. Pela manhã, eles também participaram da segunda reunião do Conselho da CIBELAE (Corporación Iberoamericana de Loterías y Apuestas de Estado)

O anfitrião do evento, declarado de interesse Nacional, Ministerial, Turismo e Cultura pelo governo uruguaio, foi o atual presidente da CIBELAE e Diretor Nacional de Loterias e Jogos do Uruguai, Luis Gama.  ALEA (Argentina), ONCE (Espanha), LNB (El Salvador), JPS (Costa Rica), LNP (Panamá), Conajzar (Paraguai), FDJ (Francia) e a empresa GLI também foram convidados para a celebração.

 

 

O local da festa, o Teatro Solis, é principal teatro do Uruguai e foi inaugurado em 1856. Na ocasião também foi feito o sorteio especial dos 200 Anos da Loteria Uruguaia, seguido de um show de um dos mais importantes cantores da música popular da América Latina, Ruben Rada. O primeiro prêmio da noite tinha o valor de US $ 50 milhões. No total, mais de US $ 84 milhões foram distribuídos entre 9 mil prêmios diferentes. Os recursos arrecadados serão repassados à sociedade.

 

 

Apesar de a loteria ter desaparecido em várias partes do mundo, no Uruguai ainda é um setor de peso na economia. Os principais prêmios - Gordo de Fin de Año y la Revancha de Reyes-  foram vendidos com sucesso. "Hoje os jovens têm outras opções de jogo mais imediatas. Para enfrentar esses desafios, a Loteria tenta se modernizar e oferecer prêmios mais atraentes. Na última edição do Gordo de Fin de Año demos mais de 90%, um número maior do que a região, exceto o Panamá", afirmou Luis Gama.

 

 

Já a reunião do conselho da CIBELAE foi realizada no Radisson Montevideo Victoria Plaza Hotel e contou com a participação de 14 representantes das Loterias Estaduais de diferentes países, incluindo a Caixa Econômica Federal do Brasil. Lá, diferentes questões atuais da corporação, problemas comuns e planos futuros foram discutidas.