JUE 28 DE MARZO DE 2024 - 16:47hs.
Mariana Carvalho (PSDB/RO)

Deputada apresenta projeto que pretende destinar recursos das loterias para o esporte feminino

A deputada Mariana Carvalho (PSDB/RO) apresentou um projeto que altera a Lei nº 13.756, de 12 de dezembro, para assegurar que 30% dos recursos recebidos pelo Comitê Olímpico e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro oriundos das loterias federais sejam aplicados no esporte feminino. A parlamentar afirma que a mudança da lei tem o objetivo de equilibrar um pouco a grande diferença entre o investimento realizado, tanto pela iniciativa pública quanto privada, no esporte masculino com relação ao feminino.

A Lei nº 13.756 garantiu ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) uma expressiva participação nos lucros das loterias federais. Segundo os dados mais recentes disponibilizados pela Caixa Econômica Federal, os repasses a essas duas entidades, em 2017, totalizaram mais de R$ 350 milhões. Porém, segundo a deputada, não há qualquer garantia que tais recursos sejam destinados para o financiamento do esporte realizado por mulheres.

Por isso, Mariana Carvalho está propondo que 30% (trinta por cento) dos recursos recebidos pelo COB e pelo CPB sejam obrigatoriamente aplicados no esporte feminino. “Entendemos que, com esse importante acréscimo de recursos, o esporte feminino poderá, finalmente, encontrar um apoio mais consistente do Estado brasileiro para seu desenvolvimento”, garante a deputada.

Fonte: GMB