JUE 2 DE MAYO DE 2024 - 06:32hs.
Até o dia 21 de dezembro

Charles Carvalho Guedes foi designado para presidente da CAIXA Loterias

Através do Diário Oficial Da União, a Diretoria da CAIXA Loterias S.A informou em sua Assembleia Geral que Charles Carvalho Guedes foi eleito como Diretor Presidente e Iuri Ribeiro da Silva e Castro para o cargo de Diretor Executivo, ambos até o dia 21 de dezembro. A companhia, subsidiária integral da CAIXA, foi criada no contexto do processo de desestatização da LOTEX e retirada do mesmo processo pelo Decreto nº 9.155. Seu objeto social é administrar, com exclusividade, os serviços das loterias federais.

Charles Carvalho Guedes foi auditor federal de finanças e controle, e coordenador de participação societária do Tesouro Nacional. Também trabalhou como conselheiro suplente da Instituto de Resseguros do Brasil (IRB).

Por sua parte, Iuri Castro trabalha na Caixa desde 1990 onde começou atuando como Costumers and Business Manager. Na função ele teve um trabalho de destaque na Criação da Mega da Virada, Lotomania de Páscoa e outras.

Dentro de suas tarefas, Castro participou ativamente no desenho de um modelo para atuação das Apostas Esportivas de Cota Fixa no Brasil, prévio a legalização de dezembro de 2018. Em 2013, foi nomeado Gerente Nacional de Negócios Lotéricos, cargo que ocupou até o ano passado quando foi promovido primeiro a Superintendente Nacional e em seguida a Gerente Nacional.

A CAIXA Loterias foi criada no contexto do processo de desestatização da Loteria Instantânea Exclusiva - LOTEX e retirada do processo pelo Decreto nº 9.155, de 11/09/2017, refletindo a decisão do Ministério da Fazenda de fazer a concessão direta da LOTEX, conforme exarado no art. 3º do Decreto nº 9.327 de 03/04/2018.

Em 12 de abril de 2018 o Conselho de Administração da CAIXA autorizou o início dos estudos para a migração da administração das loterias federais para a CAIXA Loterias. Tal decisão encontra-se refletida no Estatuto Social da companhia aprovado em 14 de dezembro de 2018 que, além de promover os ajustes requeridos pela Lei n° 13.303/2016, alterou seu objeto social para a consecução do objetivo de administrar, com exclusividade, os serviços das loterias federais nos termos da legislação específica. Os estudos estão em andamento e carecem ainda de aprovações internas e externas para sua finalização.

Em 14 de dezembro de 2018 foi alterado o estatuto social da companhia para contemplar ajustes à Lei 13.303/2016, alterar a razão social e o seu objeto social. Tais ajustes objetivaram adequar a empresa para sua nova orientação estratégica adotada após a exclusão da companhia do processo de desestatização da LOTEX.

A estrutura de governança da CAIXA Loterias contempla a Assembleia Geral, representada pela Caixa Econômica Federal como único acionista, o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva, composta pelo Diretor Presidente e um Diretor Executivo. A empresa não possui Conselho de Administração conforme faculta a Lei nº 6.404/76 em seu Art. 138, §2º.

Para dar manutenção e suporte às suas atividades, a CAIXA Loterias utiliza das prerrogativas estabelecidas no Convênio de Compartilhamento de Estrutura firmado com sua Controladora, que estabelece a forma de compartilhamento operacional de áreas da CAIXA, tais como: contabilidade, auditoria, orçamento, infraestrutura, jurídico, tecnologia da informação, dentre outras.

A CAIXA Loterias não possui quadro próprio de pessoal. As atividades da companhia são executadas por empregados da CAIXA designados para compor o Grupo de Trabalho (GT).

Fonte: GMB