VIE 26 DE ABRIL DE 2024 - 16:06hs.
PL 4089/19

Proposta determina repasse de dinheiro das loterias federais para o esporte feminino

O Projeto de Lei 4089/19 exige que, do dinheiro das loterias federais destinado ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), 30% seja aplicado no esporte feminino. O texto da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, do Esporte, de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. “Com esse acréscimo de recursos, o esporte feminino poderá, finalmente, encontrar apoio consistente do estado para seu desenvolvimento”, disse a autora, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO).

Segundo a parlamentar, os repasses às duas entidades totalizaram em 2017 mais de R$ 350 milhões oriundos das loterias administradas pela Caixa Econômica Federal, conforme os dados mais recentes disponibilizados pelo banco.

A deputada defende sua proposta com o argumento de que o esporte em nosso país não é valorizado como deveria e, no caso das modalidades femininas, o problema é ainda mais nítido. “Durante a Copa do Mundo de Futebol Feminino, a jogadora Marta protestou pela igualdade do tratamento no esporte independentemente do gênero. Os patrocínios poucas vezes são direcionados às nossas atletas e, termos um mecanismo que possa assegurar recursos ao incentivo dos esportes femininos, será fundamental para o nosso País, afirma.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; do Esporte; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: GMB / Agência Câmara Notícias