JUE 25 DE ABRIL DE 2024 - 20:02hs.
OPINIÃO - MARCO TAURISANO, EMPREENDEDOR E ESPECIALISTA DO SETOR

“O fator que mais impacta no mercado de loterias do Brasil é o valor da premiação”

Nesta coluna assinada pelo especialista no mercado de loterias Marco Taurisano e feita com exclusividade para o GMB, ele fala sobre os itens que mais influem no sucesso (ou não) da indústria lotérica no Brasil. Taurisano reflete sobre um ranking dos fatores que mais afetam o mercado. Diferente do que muita gente pensa, a economia do país não é o item de maior relevância nessa lista.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o mercado de loterias não é tão sensível a fatores econômicos. Eu diria até que os fatores econômicos, em alguns casos e/ou regiões até melhoram os resultados.

Na minha opinião, isso se deve por dois fatores principais:

1) Público fiel e majoritariamente o mesmo.

2) O fato do mercado de loterias estar vinculado a realização de sonhos.

Falando um pouco mais do item 1, o mercado de loterias no Brasil, no que diz respeito a arrecadação, é pouco dependente do apostador "avulso". No Brasil, em linhas gerais, a população é polarizada entre:

- Os Apostadores, ou seja, pessoas que periodicamente fazem as suas apostas.

- Os que "desconhecem" ou "nunca ouviram falar". Sem dúvida, é exatamente neste quesito que moram as grandes oportunidades existentes neste setor de loterias no Brasil. Não me refiro ao desconhecimento da existência das loterias, mas, sim, a ignorância de como se joga e sobre as regras.

Para evidenciar estas informações podemos usar como referência o atual momento de pandemia e altíssimo índice de desemprego que assolam nosso país onde a arrecadação com loterias inicialmente sentiu o impacto, mas já está bem próximo dos números normais, e até batendo alguns recordes, como por exemplo na Lotofácil de Independência, que a arrecadação foi a maior da história da modalidade.

Afinal, quais são os principais fatores que mais impactam o Mercado de Loterias do Brasil?

Abaixo segue o ranking destes fatores:

1. JACKPOT

2. GRAU DE DIFICULDADE

3. FAIXAS DE PREMIAÇÃO

4. RETROALIMENTAÇÃO

5. PUBLICIDADE E MARKETING

6. CREDIBILIDADE E TRANSPARÊNCIA

7. DESGASTE DO PRODUTO

8. FATORES ECONÔMICOS

Além dos fatores econômicos, um outro item que contraria o pensamento da maioria é "Publicidade e Marketing”, que tem sua importância, mas ocupa apenas a quinta posição no ranking de 8 fatores.

É importante dizer que estes fatores podem afetar o mercado de loterias para o bem ou para o mal... Afetam o mercado tanto de forma positiva quanto negativa.

No intuito de ser um pouco mais claro, esclareço que:

1. JACKPOT: É a estimativa de pagamento para o premiação principal de cada loteria ou modalidade

2. GRAU DE DIFICULDADE: Grau de dificuldade em entender as regras e o "como" se joga em cada loteria ou modalidade

3. FAIXAS DE PREMIAÇÃO: Poderíamos chamar este item também de "Grau de Diversão". Sim! Exatamente isso porque quanto mais faixas de premiação, mais gente premiada e consequentemente mais divertido é o produto.

4. RETROALIMENTAÇÃO: São os valores pagos em premiação que retornam ao sistema. Muito comum de ocorrer em premiações menores. Em mercados mais maduros (fora do Brasil) este item atinge patamares de 20% e no Brasil estima-se que não chega a 1,5% de premiações que retornam ao sistema.

5. PUBLICIDADE E MARKETING: Como o próprio no me já diz, trata-se de divulgação dos produtos. Mas neste item gostaria de pontuar que o veículo mais eficiente é o rádio e redes sociais, e não a TV como a maioria pode pensar. Além disso, para se obter um retorno maior e mais rápido, este item precisa ter foco na "apresentação dos produtos" e/ou no "ensinar a jogar".

6. CREDIBILIDADE E TRANSPARÊNCIA: Claro que este tópico é importante e deve ser sempre preservado até por uma questão de sobrevivência. Qualquer iniciativa neste item é sempre um investimento, principalmente equipamentos e tecnologia.

7. DESGASTE DO PRODUTO: Este está muito relacionado ao ciclo de vida de qualquer produto ou serviço. Para minimizar o efeito deste item só tem uma saída, a revitalização periódica dos produtos oferecidos no mercado. Isso é levado muito a sério mundo afora. Muitos conhecem o sucesso mundial de Powerball e Euromillions, certo? E eu garanto pra vocês que os produtos comercializados hoje são quase irreconhecíveis quando comparados com sua primeira versão lançada no mercado.

8. FATORES ECONÔMICOS: Muito já falamos deste tópico "lanterninha" deste ranking, mas em resumo é um fator importante. Mas uma importância que ocupa o 8º lugar.

Agora que já entendemos um pouco melhor este ranking, gostaria de fazer um convite a você, leitor...

Na verdade gostaria de convidá-lo a uma reflexão: De todos os itens citados no ranking acima, vocês se deram conta que o único que ocorre de forma aleatória e independe de uma boa gestão do mercado de loterias é justamente o item "8. FATORES ECONÔMICOS”? Seria por isso que ele seja o mais comentado?

Por fim, gostaria de comentar o tópico 7, pois é muito bem trabalhado mundo afora com as famosas revitalizações de produto, um item realmente muito pouco explorado no mercado brasileiro.

 

Marco Taurisano
Formado em Matemática e Estatística. Especialista e Palestrante no Mercado de Loterias e Empreendedor com duas StartUps também focadas no setor.