VIE 4 DE DICIEMBRE DE 2020 - 11:58hs.
Coronel Oswaldo Luiz Pacheco Ribeiro assume o cargo

Governador do Rio transfere a autarquia da LOTERJ para Casa Civil e nomeia novo presidente

Mediante o decreto nº 47.360, Cláudio Castro, o governador em exercício do estado do Rio de Janeiro, decidiu transferir a vinculação da autarquia LOTERJ (Loteria do Estado do Rio de Janeiro) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Relações Internacionais e Energia para a Secretaria de Estado da Casa Civil e exonerar Gilberto Gueiros Da Silva do cargo em comissão de Presidente. Em seu lugar, assume Oswaldo Luiz Pacheco Ribeiro que gerenciava o Departamento de Transportes (Detro).

O coronel Oswaldo Luiz Pacheco Ribeiro era o presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ), um autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Transportes que fiscaliza e regulamenta o transporte intermunicipal por ônibus e vans.

Cabe recordar que em julho deste mesmo ano, o coronel da reserva do Exército Gilberto Gueiros da Silva foi nomeado pelo ex-Governador do Rio Wilson Witzel, como o substituto de Ivan Fogli Gerstner à frente da LOTERJ.

No decreto publicado no dia 13 de novembro, o governador Cláudio Castro considera:

– a necessidade de observar os princípios que orientam a Administração Pública esculpidos no artigo 37 da CRFB;
– que a eficiência e a efetividade do gasto público devem nortear as ações de governo, com vistas ao melhor atendimento do cidadão;
– que a reforma administrativa trará para o Estado do Rio de Janeiro maior eficiência nos atos de gestão;
– que a presente reforma administrativa não acarretará aumento de despesa e;
– que compete privativamente ao Governador dispor sobre a organização e o funcionamento da administração estadual;

E decreta:

Art. 1º- Fica transferida a vinculação da autarquia LOTERJ (Loteria do Estado do Rio de Janeiro) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Relações Internacionais e Energia para a Secretaria de Estado da Casa Civil.

EXONERAR GILBERTO GUEIROS DA SILVA do cargo em comissão de Presidente da Loteria do Estado do Rio de Janeiro - LOTERJ, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais.

NOMEAR OSWALDO LUIZ PACHECO RIBEIRO, para exercer o cargo em comissão de Presidente da Loteria do Estado do Rio de Janeiro - LOTERJ, da Secretaria de  Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, anteriormente ocupado por Gilberto Gueiros da Silva.

Fonte: GMB