SÁB 4 DE MAYO DE 2024 - 07:45hs.
Como fonte de renda

Deputado Adjuto Afonso defende instalação de loteria estadual no Amazonas

O deputado Adjuto Afonso (PDT) explicou que os jogos podem ser criados e explorados pelos Estados que possuam legislação, desde que estas estejam de acordo com as regulamentações federais. “O Amazonas possui lei autorizando essa atividade desde 2013. Há estados que já estão iniciando a implantação de suas loterias e o Amazonas também deve fazer isso, pois é uma importante fonte de renda”, disse Afonso.

Afonso ocupou a tribuna para pedir a instalação da loteria estadual, que foi aprovada por lei no ano de 2013. O parlamentar informou que no último dia 30 de outubro, o pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que a União não possui monopólio dos jogos lotéricos no país.

Desta maneira, explicou Afonso, os jogos podem ser criados e explorados pelos Estados que possuam legislação, desde que estas estejam de acordo com as regulamentações federais.

“O Amazonas possui lei autorizando essa atividade desde 2013”, disse, detalhando que a lei determina que 50% dos lucros obtidos da exploração dos jogos lotéricos seriam destinados para ações sociais; e os outros 50% iriam para investimento e patrocínio de esportes e esportistas profissionais amazonenses.

“Estados como Minas Gerais e Mato Grosso já estão iniciando a implantação de suas loterias, e o Amazonas também deve fazer isso, pois é uma importante fonte de renda”, disse.

O monopólio da União sobre as loterias estava previsto no Decreto-Lei 204/1967 e foi questionado no Supremo, em 2017, pelo então governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. Outros estados também ingressaram como interessados na ação. A norma foi questionada ainda pela Associação Brasileira de Loterias Estaduais (ABLE).

Fonte: Toda Hora