MIÉ 8 DE MAYO DE 2024 - 04:55hs.
Políticos do PT

Deputados da oposição criticam possível privatização das Loterias da Caixa Econômica

Para os deputados do PT Erika Kokay, Zé Carlos e Bohn Gass, respectivamente eleitos no Distrito Federal, Maranhão e Rio Grande do Sul, o governo federal está promovendo o desmonte da Caixa Econômica. Eles argumentam ser contraditório a gestão do Bolsonaro dizer que não vai tornar o banco particular e, ao mesmo tempo, sinalizar para a privatização das loterias. Gass ainda parabeniza os sindicatos de funcionários da Caixa por se mobilizarem contra a venda da instituição.

Erika Kokay, do PT do Distrito Federal, avalia que está em curso um processo de desmonte da Caixa Econômica Federal. Para a congressista, é contraditório o governo Bolsonaro dizer que não vai privatizar o banco e, ao mesmo tempo, sinalizar para a privatização das loterias.

A deputada afirma que mais de 30% dos recursos das loterias vão para políticas sociais, e a Caixa é responsável por 98% do crédito habitacional para a população de baixa renda.

Zé Carlos, do PT do Maranhão, também considera que o governo federal está promovendo o desmonte da Caixa Econômica. Para ele, o Executivo mente ao dizer que está reestruturando a instituição, quando, na verdade, está agindo para privatizar o banco.

O político lembra que a Caixa é responsável por vários programas importantes para a população, e argumenta que é preciso lutar contra a privatização.

Na avaliação de Bohn Gass, do PT do Rio Grande do Sul, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, estão colocando o Brasil à venda. O deputado parabeniza a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal, e os sindicatos de funcionários da Caixa, por se mobilizarem contra a privatização do banco.

Fonte: GMB/ Câmara dos Deputados