JUE 18 DE ABRIL DE 2024 - 17:38hs.
200 milhões de euros de prémio

A loteria portuguesa Euromilhões oferece um jackpot mais apetecível e novas regras

Há mudanças num do jogos sociais mais populares em Portugal. A maior é mesmo o prémio máximo, que passa de 190 milhões de euros para 200 milhões de euros. Ademas, haverá três Super Jackpot Mínimo Garantido por ano, cujos prémios podem chegar aos 130 milhões de euros e uma imagem renovada.

O ​Euromilhões​ tem novas regras e uma imagem renovada. As mudanças entraram em vigor no primeiro concurso desta semana, que se realizou esta terça-feira (4 de fevereiro de 2020), sendo que a maior está relacionada com o prémio máximo, que passa de 190 milhões para 200 milhões de euros.

É importante ressaltar que Euromilhões integra o grupo tradicional de megaloterias do mundo com os maiores prêmios entregados na historia juntamente com as americanas Powerball e Megamillions​, a espanhola El Gordo e seu famoso sorteio especial de Natal, a SuperEnalotto, da Itália, e a Oz Lotto, da Austrália.

Se o valor de 200 milhões for atingido, pode manter-se durante cinco sorteios consecutivos sem que o primeiro prémio seja atribuído. “Mas caso o jackpot de 200 milhões saia, no ciclo seguinte o valor máximo aumentará para 210 milhões, e o mesmo mecanismo será repetido, sucessivamente, em parcelas de 10 milhões, até atingir o montante máximo de 250 milhões”, explica a entidade.

Apesar das novas dinâmicas, a forma de jogar mantém-se igual, pelo que o jogador continua a ter de escolher cinco números (de um a 50) e duas estrelas da sorte (de um a 12). O valor por aposta simples mantém-se nos 2,50 euros e as probabilidades de ganhar um prémio são as mesmas, ou seja, de um em 13 – ou seja, qualquer prémio, não o primeiro.

Além desta novidade, o “novo” Euromilhões conta também com a probabilidade de ocorrerem jackpots mais elevados e frequentes e com a realização anual de três Super Jackpot Mínimo Garantido, sorteio especial cujos prémios podem chegar aos 130 milhões de euros. O primeiro dos três sorteios especiais acontecerá já sexta-feira, dia 7 de fevereiro, escreve a publicação.

O concurso do Euromilhões foi lançado a 13 de fevereiro de 2004, em Espanha, França e Inglaterra. Chegou a Portugal, Irlanda, Áustria, Bélgica, Suíça e Luxemburgo a 2 de outubro do mesmo ano.

De acordo com os Jogos Santa Casa, em Portugal, logo nos dois primeiros anos, o concurso transformou-se “no jogo com maior notoriedade espontânea": 92% da população adulta portuguesa colocava o Euromilhões como primeira referência de jogo a dinheiro. Em 2018, representou 805 milhões de euros das vendas brutas.

No dia 17 de janeiro de 2020, foi atribuído o terceiro maior primeiro prémio de sempre em Portugal: cerca de 100,8 milhões de euros. Um valor que apenas foi ultrapassado pelos prémios atribuídos em outubro de 2014 (190 milhões de euros) e em novembro de 2015 (cerca de 163 milhões de euros).