VIE 29 DE MARZO DE 2024 - 12:49hs.
Absurdas declarações do Presidente

“Não há risco de COVID-19 em lotéricas porque vidro é blindado”, diz Jair Bolsonaro

Em live no Facebook, o presidente Jair Bolsonaro criticou nesta quinta-feira decretos de governadores que determinaram o fechamento de casas lotéricas em seus Estados como modo de prevenção à pandemia de COVID-19. Segundo ele, não há risco de transmissão do novo coronavírus no interior das lotéricas porque o vidro que separa os funcionários do público é “blindado”. As incríveis declarações do presidente geraram uma onda de críticas e chacotas nas redes sociais.

Nessa quarta-feira, o presidente assinou decreto para permitir a reabertura de casas lotéricas no país. Eis a íntegra do Decreto 10.282 (542 KB), que lista serviços essenciais para a população. Segundo Bolsonaro, o Brasil tem 12.956 casas lotéricas e, com a determinação dos governos estaduais e municipais, 2.500 unidades estavam fechadas.

“Acreditem, 2.463 casas lotéricas, 2.500 casas lotéricas, estavam fechadas. Por decretos de alguns governadores ou prefeitos. Eu não estou criticando governador ou prefeito. Agora, pelo amor de Deus, fechar casa lotérica? Pelo amor de Deus, fechar casa lotérica… Pelo amor de Deus. Inclusive, o cara que trabalha na lotérica tem 1 vidro blindado. Ou seja, não vai passar o vírus ali. O vidro é blindado, não vai passar, ele trabalha no lado de cá”, disse.

Sem máscara de proteção, Bolsonaro estava ao lado do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e da intérprete de libras Elisângela Castelo Branco.

Imediatamente depois que essas palavras foram ditas, as redes sociais foram inundadas com mensagens contra o Presidente com memes, zombarias e fortes críticas devido ao conteúdo absurdo e ignorante da mensagem que levou o povo brasileiro em momentos em que o isolamento é incentivado a evitar o contágio do Covid-19.

A controversa fala vem um dia depois de Bolsonaro publicar um decreto obrigando que todas as casas lotéricas fossem reabertas no país e interrompendo o isolamento social imposto por alguns governadores.

Na mesma transmissão ao vivo o presidente ainda revelou que ministros criticaram o pronunciamento sobre coronavírus veiculado na terça-feira e fez uma comparação entre a doença e a chuva. “Queremos que não haja morte nenhuma no Brasil, mas esse vírus é igual uma chuva. Fechou o tempo, vem trovoada e você vai se molhar. E a gente toca o barco”, afirmou.

Fonte: GMB