VIE 26 DE ABRIL DE 2024 - 05:41hs.
Jodismar Amaro, presidente da Febralot

“Uma parte carente e significativa da população ficaria prejudicada com as lotéricas fechadas”

Nesta quinta (26), o presidente Jair Bolsonaro incluiu as lotéricas no decreto que determinava quais os locais de serviços essenciais que deveriam continuar abertos em meio à crise do coronavírus. O GMB conversou com Jodismar Amaro, presidente da Febralot – Federação Brasileira das Empresas Lotéricas – sobre a repercussão da medida, o trabalho de negociação e as novas orientações de segurança para funcionários e público.

GMB – Qual foi a repercussão dentro da categoria referente a colocação das lotéricas entre os locais de serviços essenciais que podem permanecer abertos durante a quarentena do Coronavírus?
Jodismar Amaro –
A repercussão foi ótima. Trata-se de um trabalho intenso da Febralot junto aos parlamentares e ao Presidente para que acontecesse. Hoje, as lotéricas são responsáveis pela liberação dos principais benefícios sociais como aposentadoria, FGTS, PIS e bolsa família. Uma parte carente e significativa da população ficaria prejudicada se as lotéricas permanecessem fechadas.

Essa nova medida muda a orientação da Febralot para que cada empresário decida se irá fechar ou não durante a quarentena? Qual a orientação atual?
O Decreto Federal não obriga as lotéricas a abrirem, mas autoriza para que todas abram. Cabe a cada empresário lotérico avaliar sua situação de risco e decidir abrir ou permanecer fechado. O fechamento é garantido contratualmente junto à Caixa, bastando que o mesmo comunique por escrito seguindo um padrão à sua SR.

Qual a postura da Caixa diante dessa medida adotada pelo presidente? O que acontece em relação aos pontos que ainda estavam sendo negociados anteriormente, como a questão dos lotéricos que tinham dividas com o banco?
Não temos esta informação. Trata-se de uma questão interna da Caixa.

Além da entrega do ofício sobre o coronavírus, houve conversas sobre outros assuntos como a proibição da venda da Tele Sena, melhorias para a rede e outras reivindicações? Há uma perspectiva para quando esses temas serão debatidos?
Atualmente, o foco da Febralot é garantir o direito do empresário lotérico poder trabalhar e dar assistência à população que depende dos nossos serviços. Os outros temas serão tratados oportunamente após passar este período turbulento por conta do COVID-19.

Agora que ficou permitido pelo decreto federal que as lojas permaneçam abertas, quais as recomendações da Febralot para que tanto empresários quanto funcionários e público possam oferecer e utilizar os serviços das lotéricas com segurança sem correr riscos de contrair ou transmitir o vírus?
A regra é seguir as orientações já passadas pelo Ministério da Saúde. Quem for do grupo de risco pode mandar alguém às lotéricas para evitar sair do isolamento. Independente disso, para todos é importante o distanciamento de pelo menos 1,5 m entre as pessoas do ambiente. Utilização de álcool gel e, em caso de já ter sintomas, não sair do isolamento em nenhuma hipótese. Os funcionários também manterão a higiene própria e do ambiente buscando mantê-lo apto a receber nossos clientes e farão todas as adaptações necessárias para garantir a integridade dos profissionais que ali estarão.

Fonte: Exclusivo GMB