SÁB 18 DE MAYO DE 2024 - 14:57hs.
Requerimento do deputado Bosco Costa (PL/SE)

Câmara pede informações sobre destinação e arrecadação das loterias dos últimos cinco anos

O deputado Bosco Costa apresentou o Requerimento de Informação 348/2020, no qual solicita ao Ministro de Estado da Economia as informações necessárias ao esclarecimento das seguintes questões relacionadas ao recebimento, destinação e aplicação do produto da arrecadação das loterias federais, relativamente aos últimos 5 (cinco) anos, segregado por ano e por modalidade lotérica. O parecer do Relator, deputado Marcos Pereira (REPUBLIC-SP), já foi pela aprovação.

No seu requerimento, o deputado Costa pede repostas às seguintes questões:

1) Quais os valores arrecadados com a comercialização de loterias federais no Brasil?
 
2) Quais foram os destinatários desses recursos e quanto cada um recebeu?
 
3) Dos valores destinados a fundos, órgãos ou entidades federais, quanto foi efetivamente executado?
 
4) Em que programas, ações e projetos os recursos repassados a esses fundos, órgãos ou entidades federais foram efetivamente aplicados?
 
5) Quanto foi destinado ao Fundo de Desenvolvimento das Loterias?
 
6) Como e em que valores se deu a execução dos recursos do Fundo de Desenvolvimento das Loterias?

Na justificação, ele afirma que o requerimento de informação tem por objetivo permitir ao Congresso Nacional um melhor e mais detalhado conhecimento acerca do recebimento e da aplicação do produto da arrecadação das loterias federais no Brasil.

Parte dessas informações estão disponíveis em relatórios ou documentos da Caixa Econômica Federal. Contudo, além de não serem detalhadas, a forma sob a qual algumas dessas informações em geral são apresentadas não permite aos cidadãos brasileiros, tampouco ao Poder Legislativo, uma compreensão suficientemente clara acerca da arrecadação e da repartição das receitas lotéricas.

A bem do cumprimento de suas atribuições constitucionais relacionadas à fiscalização dos atos do Poder Executivo, é dever do Congresso Nacional conhecer em detalhes os resultados da arrecadação e do grau e da forma de aplicação dos recursos mencionados.

Fonte: GMB