JUE 18 DE ABRIL DE 2024 - 19:43hs.
Cássio Andrade (PSB/PA)

Deputado pede para destinar 10% dos prêmios das loterias federais ao FNS no combate ao COVID-19

O deputado Cássio Andrade apresentou o PL 1439/2020 que propõe alterar a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, destinando ao Fundo Nacional de Saúde (FNS) o valor equivalente a 10% (dez por cento) do pagamento de prêmios das loterias federais para fins de financiamento das medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19).

No PL, o deputado solicita que o Congresso Nacional decrete:

Art. 1º A Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 6º-D:
 
“Art. 6º-D. Enquanto durar a pandemia decretada pela Organização Mundial de Saúde, será destinado ao Fundo Nacional de Saúde, para fins de financiamento das medidas a serem adotadas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional de que trata esta Lei, o valor equivalente a 10% (dez por cento) deduzido dos percentuais destinados para o pagamento de prêmios das loterias federais”.

O objetivo da proposta é prover recursos adicionais para o financiamento das medidas necessárias para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19).

“Objetivamente, estamos propondo que, enquanto durar a pandemia decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), seja destinado o valor equivalente a 10% (dez por cento) para o pagamento de prêmios das loterias federais ao Fundo Nacional de Saúde (FNS), atualmente disciplinado pela Lei nº 13.756, de 12 de dezembro de 2018”, assegura o deputado.

A fim de evitar maiores impactos na distribuição das receitas lotéricas, Andrade propõe que essa redistribuição extraordinária seja feita mediante tal compensação.

“Entendemos que, diante da urgência e da gravidade da situação vivida pelos cidadãos brasileiros em decorrência da pandemia provocada pelo coronavírus, tais recursos serão muito mais úteis e relevantes para a sociedade brasileira se forem destinados para o financiamento das medidas de saúde necessárias à prevenção e ao combate dessa pandemia que assola nosso País”, conclui Andrade na sua justificação.

Fonte: GMB