JUE 18 DE ABRIL DE 2024 - 16:27hs.
Mega-Semanas

2021 contará com oito extrações especiais da Mega-Sena

Apostadores das loterias costumam saber de cor os dias dos sorteios de suas modalidades preferidas, que ocorrem duas ou três vezes na semana e até diariamente em calendário semanal pré-definido. Porém somente a Mega-Sena tem sorteios extras ao longo do ano, que são as chamadas Mega-Semanas, criadas em 2010 para adequar o número do concurso da Mega da Virada.

No cronograma ordinário dos sorteios, a Mega-Sena possui dois concursos semanais, sempre às quartas e sábados. Já nas Mega-Semanas, o apostador ganha uma oportunidade extra para concorrer aos prêmios milionários da Mega-Sena. Nessas semanas especiais, os sorteios são realizados às terças, quintas e sábados.

Para 2021, foram programadas oito Mega-Semanas: de Verão, em janeiro; de Páscoa, em abril; das Mães, em maio; de Férias, em julho; dos Pais, em agosto; de Primavera, em setembro; da Sorte, em outubro; e de Natal, em dezembro. Confira na imagem abaixo as datas:

 

 

A Mega-Semana foi criada em dezembro de 2010 para adequar o número do concurso da Mega da Virada e, devido à boa aceitação do público, foi estendida para mais semanas a partir do ano seguinte. Os sorteios extras são exclusividade da Mega-Sena, a modalidade mais vendida e que oferece os maiores prêmios das Loterias. 

Finais 0 e 5

Outra peculiaridade da Mega-Sena são os concursos de final 0 e 5 com premiações maiores. De acordo com a regra de distribuição da arrecadação, parte do valor dos concursos anteriores acumula para estas edições. 

Nos concursos de final 1 a 4 e de 6 a 9, parte da arrecadação destinada à premiação, um percentual de 22%, é voltada ao concurso seguinte de final 0 ou 5.  Por essa razão, mesmo em casos de poucas acumulações anteriores, os concursos de final 0 e 5 trazem premiações mais atrativas.

Mas nem só por conta das acumulações e do número final do concurso que o prêmio aumenta. O valor da premiação está diretamente influenciado pela arrecadação, ou seja, pelo volume de vendas de cada concurso. Por esse motivo, as divulgações de valor de premiação das Loterias são sempre uma estimativa, já que a arrecadação de cada concurso é fechada uma hora antes do horário marcado para os sorteios, após o encerramento das apostas.

Cronograma de Sorteios

Com exceção da Loteca, que encerra a captação às 14h de sábado, antes da realização das partidas de futebol do fim de semana, o período para apostar nas modalidades das Loterias CAIXA encerra sempre uma hora antes do horário para início da realização dos sorteios. 

Para acompanhar os sorteios das Loterias CAIXA, a tabela abaixo mostra como estão distribuídos os sorteios das dez modalidades nos dias da semana.  O cronograma completo está disponível para consulta no site da CAIXA: http://loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/sorteios.

 

 

Fonte: GMB