JUE 28 DE MARZO DE 2024 - 19:45hs.
Evento acontece hoje e amanhã via zoom

Brasil participará do webinar WLA e Cibelae sobre transformação digital das loterias

A World Lottery Association (WLA) e a Corporación Iberoamericana de Loterías y Apuestas del Estado (CIBELAE) organizam o webinar 'Segurança ante a transformação digital das loterias', no qual especialistas da Europa e da América Latina compartilharão suas experiências. O evento será hoje e amanhã via zoom para associados, em espanhol e português. Itamar de Carvalho Pereira, membro do SRMC da WLA e assessor técnico do Ministério da Economia do Brasil, participará no segundo dia.

O jogo online tem crescido, posicionando-se no mercado global e a América Latina não é exceção. O contexto derivado da pandemia de covid-19 reafirmou a necessidade de agregar essa modalidade ao portfólio de produtos juntamente com a digitalização dos processos lotéricos para garantir a continuidade dos negócios, dentro de padrões que permitam a preservação da segurança, integridade e confiabilidade das operações.

O digital tem se mostrado essencial para sustentar atividades que, até recentemente, e mesmo sabendo do seu progresso, atrasavam a transição para essa transformação. Porém, dada a urgência da necessidade, em ritmo acelerado buscamos nos adaptar a um novo modelo de vida, partindo do pressuposto de que a fronteira digital vai sempre um pouco mais longe. E que esse cenário abre novas oportunidades de desenvolvimento, revolucionando a forma conhecida de operar.

O antes e o depois da emergência de saúde na vida cotidiana também inclui o antes e o depois na vida das loterias. É fundamental ter um guia para saber como realizar os processos de modernização.

É neste contexto que a WLA e a CIBELAE organizaram um evento online no qual loterias da Europa e da América Latina compartilharão suas experiências e fornecerão contribuições em questões de digitalização, continuidade de negócios e segurança.

Membros do Comitê de Gestão de Riscos e Segurança da WLA também participarão do evento para apresentar o novo padrão de certificação de segurança, o WLA-SCS: 2020, falar sobre exemplos específicos de certificação e esclarecer dúvidas sobre o programa de segurança da WLA.

O evento é exclusivo para membros da WLA e CIBELAE, e acontece hoje e amanhã das 12h30 às 14h30 (horário de São Paulo) do primeiro dia, e das 12h30 às 14h00 do segundo dia. Será desenvolvido em espanhol e português.

Amanhã, Itamar de Carvalho Pereira, membro do SRMC da WLA e Assessor Técnico do Ministério da Economia do Brasil, participará a partir das 13 (horário de São Paulo) do painel “A certificação WLA-SCS: 2020 - diálogo com o comitê de segurança do WLA” com Diego González Quinteros, membro do SRMC-Uruguai da WLA, e Fabien Marechal, membro do SRMC-França da WLA.

PROGRAMA

Quarta-feira 14 de abril

12h30 - Palestra de Boas-vindas
-Luca Espósito Poleo, Diretor Executivo, WLA
-Rodrigo Cigliutti, Diretor Executivo, CIBELAE

12h45 - Mesa redonda: Como as operações de loteria mudam
-Fabien Marechal, RSSI International / International CISO, La Française des Jeux, França
-Mauricio Rodríguez, Assessor de Tecnologia da Informação, Loteria Nacional de El Salvador
-Antonio Rodríguez Suárez, Gerente de Continuidade de TIC, SELAE, Espanha
-Roberto Aguiló Ríos, Gerente de Tecnologia da Informação, Polla Chilena, Chile

13h45 - Consultas e respostas
Moderadora: Teresita Benítez, Diretora de Informática IAS, Formosa, Argentina, presidente da Comissão de TI da ALEA, Coordenadora da Comissão de Tecnologia da CIBELAE

Quinta-feira, 15 de abril

12h30 - Palestra de Boas-vindas
Valeria Serpentini, Coordenadora do Comitê de Segurança e Gestão de Riscos da WLA

12h40 - Apresentação do vídeo "Por que se certificar"

12h45 - Como uma loteria se prepara para certificar e garantir a segurança em seus processos
Diego González Quinteros, Gerente de TI, Banca de Quinielas de Montevidéu, Uruguai

13h00 - A certificação WLA-SCS: 2020, diálogo com o comitê de segurança WLA
-Itamar de Carvalho Pereira, membro do SRMC da WLA e Assessor Técnico do Ministério da Economia, Brasil
-Diego González Quinteros, membro do SRMC da WLA, Uruguai
-Fabien Marechal, membro do SRMC da WLA, França

13h40 / Consultas e respostas
Moderadora: Valeria Serpentini, Coordenadora do Comitê de Segurança e Gestão de Riscos da WLA

Fonte: GMB