SÁB 27 DE ABRIL DE 2024 - 23:45hs.
Evento aconteceu em 14 e 15 de abril

WLA e CIBELAE disponibilizam em português webinar sobre segurança nas loterias

Com mais de 150 inscritos e um alto nível de participação, a World Lottery Association (WLA) e a Corporación Iberoamericana de Loterías y Apuestas del Estado (CIBELAE) realizaram nos dias 14 e 15 de abril o evento online “Segurança antes da transformação digital das loterias”, em que loterias da Europa e América Latina compartilharam experiências e forneceram recomendações sobre digitalização, continuidade de negócios e segurança. O Brasil esteve em foco no segundo dia do webinar, com a participação de Itamar de Carvalho Pereira.

No primeiro dia do evento, o assunto preponderante foi as adaptações que as loterias tiveram de fazer diante dos desafios impostos pela pandemia de covid-19, além de certificação de empresas e processos.

No dia 15, foi apresentado aos participantes o novo padrão de segurança WLA-SCS 2020, moderado por Valeria Serpentini, Coordenadora do Comitê de Segurança da World Lottery Association, em que participaram Itamar de Carvalho Pereira, membro da WLA há 13 anos e Assessor Técnico do Ministério da Economia do Brasil, Diego González Quinteros (Uruguai) e Fabien Marechal (França).

Foi apresentado inicialmente o vídeo “Por que se certificar?” elaborado pela WLA e CIBELAE que resume o padrão WLS-SCS 2020 e os procedimentos e benefícios da certificação das loterias bem como a questão da segurança das operações no setor de jogos.

Itamar de Carvalho Pereira, representante do Brasil no webinar, falou sobre a importância da certificação pelas loterias. “O maior ativo de uma loteria de Estado é a confiança do público apostador. No Brasil, a loteria tem quase 60 anos e o que mais prezamos é a percepção de confiança do apostador e a sensação que ele tem ao ir a uma unidade lotérica e ao fazer sua aposta, estar seguro de que ela será registrada na base, vai concorrer e se for vencedora, sabe que receberá o prêmio. Então, a certificação WLA vem nesse sentido, de demonstrar aos apostadores e aos stakeholders relacionados com a loteria o quão segura e íntegra é a forma da operação de uma loteria de Estado”, disse.

Segundo ele, essa demanda é cada vez mais presente por parte dos reguladores assim como pelos apostadores. “Pela certificação é possível comprovar por meio de um órgão isento que existe um ambiente seguro, íntegro e de proteção de dados na operação de uma loteria. Ela permite incorporar melhores práticas de outras loterias de Estado que são as melhores da classe. As loterias do Brasil estão no mesmo nível que as loterias da França, Reino Unido e da Alemanha”, exemplifica Itamar.

A certificação, em última análise, na avaliação do assessor do Ministério da Economia do Brasil, pode ser utilizada como elemento de responsabilidade social corporativa, ao mostrar quão forte e segura é a operação das loterias do Brasil.

Com a certificação, há o comprometimento da alta administração com o negócio como um todo, especialmente no tocante à política de segurança da informação na organização. A grande vantagem é que certificar-se coloca para a loteria a busca de melhoria contínua em seus produtos e processos”, define, finalizando que “recomendo para que todas as loterias de Estado busquem a certificação como um ato forte de governança corporativa que trará as melhores práticas para suas operações”.

Fonte: GMB