MIÉ 8 DE MAYO DE 2024 - 09:01hs.
Pedido do Deputado Jerônimo Goergen

FNDE vai utilizar recursos de loterias para prorrogar contratos do Fies

O programa nacional de Financiamento Estudantil, o Fies, terá uma nova fonte de capitalização para seu orçamento. Nesta semana, e por pedido do deputado federal gaúcho Jerônimo Goergen, o Ministério da Educação deve publicar uma portaria, na qual prorrogará por três meses todos os contratos vencidos e que estão por vencer no período. A medida vai regularizar o pagamento de valores a universidades, utilizando recursos de prêmios não resgatados das loterias federais.

A sugestão para utilização do dinheiro foi do deputado, a partir de uma comunicação feita diretamente ao Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Básica, o FNDE.

“Foi uma ideia que surgiu de uma estudante de Passo Fundo, que fez essa sugestão nas minhas redes sociais. Solicitei ao FNDE e a portaria deve ser publicada nesta semana. São recursos que estão parados e legalmente não podem ser mais pagos, então é importante que sejam direcionados para uma área que necessita”, afirmou o deputado. 

Goergen acha que o rombo nas contas do Fies é gigantesco, e que a falta de recursos pode impedir milhares de pessoas de prosseguirem seus estudos. A prorrogação dos contratos valerá por três meses, prazo considerado insuficiente diante da grande demanda pelo financiamento estudantil.

“Infelizmente, muitas universidades estão em grandes dificuldades por conta da falta de dinheiro no Fies, além das pessoas que não podem estudar devido a esse cenário difícil”, conclui Goergen.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí