JUE 28 DE MARZO DE 2024 - 08:08hs.
Dep. Capitão Wagner, autor do projeto

“Loteria da Saúde não gera novas despesas públicas e vai aumentar a arrecadação”

Está em fase final de discussão e votação, no Congresso Nacional, a criação da chamada Loteria da Saúde, que tem por objetivo destinar os recursos arrecadados para o Sistema Único de Saúde (SUS). O autor da proposta, deputado Capitão Wagner (Pros-CE) (Pros-CE), destaca que a nova modalidade de apostas não vai gerar novas despesas para o Estado, mas sim uma arrecadação maior.

Ele acrescenta que outras sugestões em debate na Câmara preveem a destinação de parte dos recursos de outras loterias, mas haveria prejuízos para outros setores, especialmente a educação, esporte e segurança pública e, mesmo reconhecendo o momento essencial para priorizar a saúde, o parlamentar observa que é mais adequado buscar uma nova fonte.

Pelo projeto de Capitão Wagner, o Ministério da Economia e a Caixa Econômica Federal, instituição responsável pela gestão das loterias no Brasil, vão definir as regras da nova modalidade, especialmente sobre a periodicidade dos jogos e sobre suas características. 

O deputado acredita que a matéria será analisada com prioridade nas duas casas do Parlamento, garantindo mais recursos para o enfrentamento da pandemia de coronavírus e, na sequência, para o sistema público de saúde brasileiro.

Fonte: Rádio Câmara - Marcio Achilles Sardi