VIE 29 DE MARZO DE 2024 - 04:48hs.
40% dos recursos serão destinados a prêmios

Governador Denariun sanciona Lei que institui a Loteria Estadual em Roraima

O governador Antonio Denarium (PP) sancionou a Lei que cria o serviço público de Loteria Estadual em Roraima (Loterr), aprovado pelos deputados estaduais roraimenses com a intenção de gerar recursos para financiar atividades socialmente relevantes relacionadas à promoção da seguridade social, segurança pública, esportes e de incentivo ao desenvolvimento do Estado.

A iniciativa foi do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (PCdoB). Na sua justificativa Sampaio destaca que o STF (Supremo Tribunal Federal) quebrou o monopólio da União na exploração de jogos lotéricos. A decisão permite que estados também explorem esse tipo de serviço como fonte de recursos alternativos para os entes federados, principalmente aos que enfrentam dificuldades financeiras.

Com a criação da Loteria Estadual, temos a possibilidade de ampliação das operações e investimentos realizados tanto no incentivo ao setor primário quanto no fomento ao desenvolvimento industrial do Estado. Vai nos permitir também a aplicação de parte dos recursos em ações de desportos e modernização das forças de segurança”, disse Soldado Sampaio.

De acordo com o projeto, o Poder Executivo poderá prestar, direta ou indiretamente na forma do artigo 175, da Constituição Federal, os serviços inerentes à Loteria Estadual, mediante concessão precedida de concorrência pública. Estados como Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazonas já legislaram o assunto.

Com a sanção da lei, 40% dos recursos arrecadados com apostas ou venda de bilhetes de loterias, por meio físico ou virtual, serão destinados ao pagamento de prêmios e o recolhimento de impostos de renda incidente sobre a premiação, e 39% para cobertura de custeio e de manutenção do agente operador da Loterr.

Serão destinados 10,2% ao Fundo Estadual de Assistência Social, 4,2% para o Fundo Estadual de Incentivo ao Desporto, 3% para o Fundo de Desenvolvimento Industrial do Estado de Roraima, 1,2% para o Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Roraima, 0,6% para o Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros, 0,6% para o Fundo de Modernização, Manutenção e Desenvolvimento da Polícia Civil, 0,6% para o Fundo de Reaparelhamento e Aperfeiçoamento da Polícia Militar e 0,6% para o Fundo Estadual de Segurança Pública.

Fonte: Blog do Expedito Peronnico